TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Do Terceiro Setor

Casos: Trabalho Do Terceiro Setor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2015  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

CORCETTI, Elisabete; BEHR, Ricardo Roberto. Trabalho terceirizado e qualidade de vida: o caso dos trabalhadores subcontratados do setor metalmecânico da região da grande Vitoria (ES). 2009. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/GPR1136.pdf. Acesso em: 26 de jun. 2014.

Resenhado por Priscila Santana

A partir da leitura do artigo de Elisabete Corcetti e Ricardo Roberto Behr “Trabalho terceirizado e qualidade de vida: o caso dos trabalhadores subcontratados do setor metalmecânico da região da grande Vitoria (ES)” observa-se que com a crise capitalista o mundo do trabalho sofre inúmeras modificações colocando-se em pauta a terceirização e o que ela acarreta na vida do trabalhador originando uma qualidade de vida precária, com poucos direitos trabalhistas e muitas outras desvantagens para a empresa e empregado.

A muito tempo as empresas buscam sucesso e bem-estar através das relações trabalhistas, que visam somente benefícios para as mesmas e seus empresários, resultado desse modo é a crise capitalista. Um exemplo disso são as empresas terceirizadas onde o trabalhador oferece seu trabalho se submetendo às condições impostas pelas empresas para o sustento de sua família.

O trabalho terceirizado se torna algo mais viável para as empresas por diversos fatores como: quando a produção cai o empregado é mandado embora sem maiores problemas para a empresa, ou na redução de carga horária e como consequência de salário pela baixa produção, para o empregador é uma forma melhor de conseguir mão-de-obra barata sem muitas preocupações, para o empregado a situação é diferente sabe que não existe segurança pois a qualquer momento pode perder o emprego ou ter uma redução de salário, e também não tem apoio de licenças e direitos como teria se fosse funcionário efetivo da empresa.

Outra questão complicada encontrada pelos empregados terceirizados é a falta de capacitação e de comunicação entre seus subordinados, isso pode se tornar um problema pois eles podem se sentir desmotivados e seus rendimentos podem cair significativamente.

No setor do metalmecânico da grande Vitória desde a década de 90 vem sofrendo com essa flexibilização do trabalho, pois seus funcionários sofrem com esses fatores de baixos salários, ambientes insalubres, condições inseguras de trabalho, alimentação, transporte, vestiários e tratamentos diferenciados.

A terceirização é utilizada pelas empresas brasileiras como um método de contrato flexível, por ser mantida por grandes entidades dificultando o trabalho dos sindicatos na busca de melhorias nos direitos dos trabalhadores, para possa haver condições dignas de trabalho.

Vale destacar que essas condições de trabalho são denominadas qualidade de vida, ou seja, o funcionário ter um bom relacionamento com a empresa que trabalha, boas condições de necessidades básicas, como alimentação saudável e higiene, capacitação e aperfeiçoamento e um bom salário. Se o funcionário tiver essas condições ele exercerá sua função mais motivado e como consequência sua produtividade aumentará e trará bons resultados para a empresa.

A dificuldade está justamente neste ponto pois a empresa acredita que com mão de obra barata obterá mais lucros e menos gastos mas não é bem dessa maneira, pois funcionários desmotivados tanto com o salário como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com