TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Educação Fisica

Por:   •  22/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo Geral:

Identificar os benefícios da Educação Física escolar sobre o sedentarismo infantil.

Objetivos específicos:

  • Implementar a pratica da atividade no período escolar.
  • Melhorar a qualidade de vida infantil a partir da pratica da atividade física.
  • Colaborar com o desempenho escolar a partir da disciplina exigida pela prática de esportes.

Justificativa:

A Atividade física traz benefícios incontestáveis para a vida do homem. Dentre eles, destaca-se, além da saúde física, o desenvolvimento emocional e intelectual. Este trabalho se justifica, pois busca identificar os benefícios da Educação Física Escolar sobre o sedentarismo infantil, buscando nortear temas que venham a corroborar com a prática adequada de atividades físicas e seus benefícios para a saúde. Sair do sedentarismo não se resume apenas em praticar algum tipo de atividade física, mas em fazê-lo de forma correta e dentro dos seus padrões, não apenas físicos, mas também emocionais, buscando sempre uma melhor qualidade de vida.

Desenvolvimento

A maioria das pessoas acredita que o sedentarismo esta relacionado apenas com quem não pratica atividades físicas, mas ao contrario do que se acredita, sedentário é quem gasta poucas calorias por semana com atividades consideradas ocupacionais: serviços da casa, ida ao trabalho ou ao colégio etc. o mundo atual oferece inúmeras opções que agravam esta situação, a pessoa pode ficar em casa e encomendar qualquer tipo de serviço ou produto que vão entregar, quando relacionamos as crianças esta situação ainda ficar pior, a tecnologia tem trancafiado as crianças em seus quartos com várias opções de jogos e aparelhos tecnológicos.  Pela lei natural muitas pessoas reduzem gradativamente o nível de atividade física assim que entram na adolescência com a mudança no metabolismo o corpo começa a perder músculos e acumular gorduras é fundamental evitar que isso ocorra através de uma alimentação saudável e equilibrada associada à prática diária de exercícios como: caminhada, natação, hidroginástica, ciclismo, aulas de ginástica aeróbica, pilates, yoga, dança e etc. é fundamental se mexer para gastar as calorias adquiridas durante o dia. Apesar de associarmos o comportamento sedentário aquelas atividades que não aumentam de forma substancial o gasto energético como: assistir televisão, utilizar o computador, ou mesmo o tempo que passamos sentado no trabalho, conceitualmente o comportamento sedentário difere da inatividade física, devendo ser percebida como um conjunto de diferentes atividades que apresentam determinantes sociais, demográficos e ambientais e que de alguma forma traga consequências diretas para a saúde. Segundo a OMS- Organização Mundial de Saúde é considerado sedentário todo aquele que tiver um gasto menor do que 2.200 calorias sedentárias, desta forma se houver a implementação  de atividades físicas dentro do âmbito escolar irá fazer com que as crianças tenham contato e desta forma condições e opções de lutar contra este mal que vem assolando as pessoas em todas as fases da vida.

Como agravante da situação sedentária em que muitos se encontram neste momento, não podemos deixar de citar que norteando o sedentarismo também nos deparamos com a obesidade, mal que vem causando transtornos á qualidade de vida humana. Sabemos que a prática de educação física esta ligada á condições adversas quer sejam econômicas, sociais ou culturais, assim a inclusão da atividade física dentro do âmbito escolar pluraliza esta prática já que dentro de uma classe não se pode aplicar o ensino á apenas um grupo. O educador de educação física deve estar preparado para implementar dentro de suas aulas atividades que instigam nos alunos a vontade de praticar atividades físicas não apenas nas aulas mas também fora da escola e desta forma disseminar a esta prática a aqueles que a rodeiam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com