TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Em Equipe

Projeto de pesquisa: Trabalho Em Equipe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.166 Palavras (17 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

CAMPUS DE BELO HORIZONTE

FACULDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS ”TANCREDO NEVES”

“TRABALHO EM EQUIPE”

Gabriela Martins

Sarah dos Santos

Belo Horizonte - MG

2° semestre/2012

RESUMO

O trabalho em equipe tem sido cada vez mais valorizado pelas empresas, pois oferece mais liberdade aos seus membros, confiança, oportunidade de aproveitamento de diversas habilidades, possibilidade de visão do todo, entre outras vantagens, no entanto,por possuir também dificuldades em sua manutenção e implementação deve ser compreendido e incentivar, para que seja possível extrair seus benefícios. Equipes eficazes têm membros mais comprometidos com os propósitos empresariais. Sendo este trabalho foi elaborado objetivando apresentar a conceituação de trabalho em equipe e como esta forma de se organizar tem desempenhado importante papel na melhoria e otimização dos processos empresariais, recebendo assim crescente atenção das organizações. Para tanto foram realizadas pesquisas teóricas para melhor compreensão sobre o que é trabalho em equipe, sua relação e/ou semelhanças e diferenças com trabalho em grupo, dificuldades e vantagens encontradas nesta forma de trabalho. Foi realizada também análise reflexiva de dinâmica de grupo sobre o tema, aplicada a alunos de Graduação em Recursos Humanos.

Palavras Chave: Trabalho em Equipe, Trabalho em Grupo, Dinâmica.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DISTINÇÃO ENTRE GRUPOS E EQUIPES 5

3 PORQUE TRABALHAR EM EQUIPE? 7

4 VANTAGENS E DESAFIOS DO TRABALHO EM EQUIPES 8

4.1 – Vantagens para as organizações: 8

4.2 - Vantagens para o indivíduo: 9

4.3 - Desafios: 10

5 FATORES QUE DIFICULTAM O TRABALHO EM EQUIPE 12

6 CONCLUSÃO 15

7 REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, as empresas redescobriram o trabalho em equipe, pois não podemos dizer que esse modelo nunca existiu, com os programas de qualidade,aquecimento do mercado, aumento da competição entre empresas, esta forma de trabalhar voltou como uma onda muito forte ao cotidiano de muitas pessoas. A partir daí, hoje dificilmente não se exige das pessoas esse comportamento dentro de qualquer empresa. No entanto, para desenvolvê-lo é preciso de tempo, planejamento e acompanhamento, para que seus membros possam, por exemplo, ajustar suas diferenças individuais (de percepção, de forma de trabalhar, de relações...). Este é o primeiro passo para o caminho em direção à produtividade da equipe; pois quando esta amadurece, tais diferenças são colocadas a serviço do coletivo. Além deste aspecto, o verdadeiro trabalho em equipe implica em uma organização interna de papéis, recursos e dinâmica de funcionamento, acertos de convivência, grau de autonomia decisória e relações com o líder. Esses detalhes precisam aparecer e serem tratados rapidamente pela equipe, sob pena de adiar seus melhores níveis de produtividade e de sucesso. Sabemos que isto não é fácil de se conseguir, nem tampouco rápido de se consolidar pois em meio ao trabalho cotidiano de muita pressão, principalmente por resultados, as soluções, nem sempre são fáceis de se implementar.

Numa época de mudanças organizacionais onde se verifica uma intensa busca por produtividade, rapidez, flexibilidade e comprometimento com os resultados, faz-se necessária cada vez mais, a potencialização do trabalho em equipe. É necessário substituir a velha mentalidade autocrática e impositiva por uma mentalidade mais aberta que proporcione um estilo de gestão democrático, participativo e incentivador capaz de transformar o capital intelectual em mais um agente de competitividade empresarial e de excelência organizacional.

Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é apresentar os fundamentos do trabalho em equipe, de modo a analisar a distinção entre grupo e equipe, o porquê de se trabalhar em equipe, as vantagens, desafios e fatores que dificultam o trabalho em equipe.

2 DISTINÇÃO ENTRE GRUPOS E EQUIPES

Nós últimos tempos aconteceram e estão acontecendo grandes mudanças organizacionais, que geram incertezas, o que ocasionou grande fortalecimento de grupos e de equipes de trabalho que representam um dos aspectos mais importantes na melhoria da produtividade e da qualidade de vida das pessoas no trabalho. Pois o grupo é constituído por duas ou mais pessoas que compartilham objetivos e aceitam normas estabelecidas pelo próprio grupo, que para atingir determinados objetivos precisa de algum tipo de interação para trabalhar um determinado período e assim obter o êxito desejado.

Segundo Robbins (2005) os grupos podem ser formais e informais: os formais são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas, pois o comportamento das pessoas deste grupo é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Já os grupos informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinada pela organização. Estes grupos são criados naturalmente dentro do ambiente de trabalho, existindo assim uma subclassificação, como grupos de comandos e tarefas que são ditadas pela organização formal enquanto grupos de interesse ou amizade são alianças informais.

Um grupo de comando é composto por pessoas que se reportam diretamente a uma pessoa. Os de tarefas são formados por indivíduos que se reúnem para executar uma determinada tarefa e o grupo de interesse são pessoas que se juntam para chegar a um objetivo comum tornando assim também um grupo de amizade. Não existe uma razão única para as pessoas se reunirem em grupos, pois a maioria das pessoas pertence a diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com