TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Em Equipe

Dissertações: Trabalho Em Equipe. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  3.045 Palavras (13 Páginas)  •  1.691 Visualizações

Página 1 de 13

Índice

Introdução 2

Grupo Ou Equipe? 3

Transformações em liderança 3

Mudanças Situacionais 3

Cultura organizacional para trabalho em grupo ou equipe 5

Fluxo das atividades 5

Característica comportamentais das pessoas 5

Situações excepcionais 5

Tecnologia 6

Disponibilização dos insumos 6

Comportamento dos clientes 6

Fatores Que Afetam O Funcionamento Das Equipes 7

Formalismo 7

Quantidade de pessoas 7

Qualificação das pessoas 8

Condições ambientais 8

Técnicas de trabalho em equipe 9

Tipo de trabalho executado 9

Experiências anteriores dos participantes 10

Vantagens do trabalho em equipe 11

Os aspectos negativos do trabalho em equipe 11

Papel emocional da equipe 12

Causas do bom funcionamento: 12

Causas do mau funcionamento: 12

Finalidade das Equipes 13

Conclusão 15

Bibliografia 16

Introdução

O conhecimento do conceito de equipe é uma analise relacionada ao comportamento das pessoas destacando características necessárias ao funcionamento de todos os tipos de equipe que serão relatados.

Apresentaremos as vantagens, os aspectos negativos, papel emocional, causas e fatores que afetam o funcionamento da equipe, e a sua finalidade.

Grupo Ou Equipe?

Muitos autores não diferenciam grupo de equipe de trabalho. Entretanto Wagner III e Hollenbeck definiram que equipe é um tipo especial de grupo em que, entre outros atributos, evidencia-se elevada interdependência na execução das atividades. Para esses autores:

• Grupo é um conjunto de duas ou mais pessoas que interagem entre si de tal forma que cada uma influencia e é influenciada pela outra.

• Numa equipe os membros são responsáveis pelo desempenho de funções diferentes, e que aptidões, conhecimento, experiência e informação se distribuem de forma desigual entre os integrantes.

Entretanto não é correto dizer que o conjunto de alunos de uma sala de aula, como regra geral, constitui uma equipe, ainda que possa ser considerado um grupo, segundo essa concepção.

Outra visão é a de Vergara, segundo o ponto de vista desta autora, para que um conjunto de pessoas se torne uma equipe é preciso que haja um elemento de identidade de natureza simbólica, que una as pessoas, estando elas fisicamente próximas, ou não.

Transformações em liderança

O líder transforma um grupo desarticulado em equipe coesa; seu afastamento, quando não deixa quem o substitua, significa o oposto. O líder mantém atado o laço emocional. Não há equipe sem liderança. O líder possui o poder de fortalecer ou enfraquecer os vínculos emocionais que dão consistência à equipe e por esse motivo, o surgimento ou o desaparecimento de liderança eficaz acarreta conseqüências definitivas para as pessoas e merece especial atenção dos Administradores.

Mudanças Situacionais

São mudanças que afetam o funcionamento de grupos e equipes. As três situações especiais que mais se destacam são:

• Reengenharia de processo: em sua expressão mais radical, desarranja as tramas do tecido organizacional, fazendo com que as equipes desestruture-se em conseqüência de mudanças introduzidas nos processos.

• Alterações de estruturas: acompanham os processos de fusões, incorporações e privatizações, modificando os arranjos administrativos e contribuindo para fazer com que os profissionais percam suas referências.

• Transformações tecnológicas: vêm ocorrendo com freqüência cada vez maior, na esteira dos avanços da microeletrônica e das telecomunicações, em todas as áreas de produção e de prestação de serviços. Elas provocam profundas alterações nos procedimentos e, em conseqüência, nas relações interpessoais.

As transformações, em geral são precedidas por notícias e suposições geradoras de sentimentos de ansiedade, muito antes dos reais acontecimentos. Nesses períodos de boatos e incertezas, crenças incorretas sobre o futuro contribuem para fragilizar a estabilidade da equipes.

Na enciclopédia Larrousse Cultural equipe recebe o seguinte conceito: grupo ou conjunto de pessoa que trabalham na mesma equipe com o mesmo propósito e com espírito de solidariedade que anima e motiva os membros da mesma.

Cultura organizacional para trabalho em grupo ou equipe

Quando a empresa valoriza o esforço para o bem comum, ela estimula o trabalho em equipe, mostrando assim que o adversário encontra-se do lado de fora e fazendo com que as pessoas nesta empresa queira encantar os clientes, descubra as fraquezas dos concorrentes e apoie os colegas de trabalho.

Usar da cultura da organização é uma racionização (“aqui as coisas funcionam assim”), onde isso faz com que as pessoas não cumpram com suas responsabilidades.

Fluxo das atividades

Cooperação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com