TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Escravo

Dissertações: Trabalho Escravo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  3.490 Palavras (14 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 14

ÉTICA E TRABALHO: A INCIDÊNCIA SOBRE AS APREENSÕES DO TRABALHO ESCRAVO NO TOCANTINS NA PERSPECTIVA DOS FISCAIS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO NO ANO DE 2012

ALVES DA SILVA, Filipe Miller¹; AIRES PIRES, Jatniel¹; SANTOS DA SILVA, Rodson Benchimol¹; ALENCAR SOARES, Warlley¹; SOARES FILHO,Valtuir².

RESUMO

O trabalho escravo que muitos pensam ser um acontecimento que ficou no passado e existe apenas nos livros de história infelizmente ainda está presente na sociedade contemporânea. A diferença hoje esta na resistência em admitir que seres humanos ainda sejam tratados como escravos. Essa escravidão consiste em uma fonte de exploração econômica latente no mundo moderno. Tal situação ainda é agravada pela competitividade que o mercado exige. A escravidão nesse contexto é a maneira de reduzir os gastos e aumentar o lucro com a mão de obra barata fornecida por trabalhadores que se sujeitam a um regime humilhante de trabalho a fim de garantir sua própria subsistência.

PALAVRAS-CHAVE: Ministério do Trabalho, Ética e moral trabalhador e trabalho análogo ao escravo.

INTRODUÇÃO

É alarmante a quantidade de ocorrência de trabalho análogo à escravidão em pleno século XXI, infelizmente convivemos com situações tão desagradantes, em um país capitalista movido pela busca do lucro a qualquer custo. Os princípios da vida são ignorados e o respeito aos direitos humanos já não existe. As atividades da pecuária e das carvoarias são as maiores utilizadoras do trabalho análogo ao de escravo. O Estado do Tocantins tem um alto índice nas pesquisas do ministério do trabalho no ano de 2012, tivemos um número exacerbado se comparado com os anos anteriores.

No noticiário nos deparamos com situações delicadas onde pessoas são enganadas facilmente por aliciadores que prometem uma boa renda, uma boa estadia e uma melhora na qualidade de vida. A cegueira causada pela ganância em muitos empresários, juntamente com a ignorância e a falta de conhecimento do trabalhador e daqueles que buscam uma forma de sustento familiar, tem como consequência a facilidade para que os “gatos” (pessoas que fazem o aliciamento e vigiam os escravos) consiga aliciar essas pessoas. Buscamos através dessa pesquisa conhecer a realidade no que diz respeito a realização das atividades desempenhadas pelos fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego bem como ações e projetos desenvolvidas por órgãos governamentais ou organizações não governamentais contra a prática de trabalho escravo.

METODOLOGIA

A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica. Os dados foram colhidos de reportagens disponíveis em sites, como do Ministério do Trabalho e Emprego, Repórter Brasil, CPT (Comissão Pastoral da Terra) e o da Coetrae (Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo) e livros publicados, que são referências nos respectivos assuntos tratados nesse trabalho.

DISCUSSÕES

ÉTICA E MORAL

Desde os tempos da Grécia Antiga, pensadores e filósofos discutem a procura de respostas plausíveis para questionamentos sobre a vida, como qual o surgimento do universo, será que somos a evolução do macaco; entre essas e outras, muitos se perguntam como devemos nos comportar, qual o modo correto de agir em determinada situação. Eis que surge a ética e a moral. De origem grega a ética derivada de “ethos” que significa modo de ser. Já a moral é proveniente do latim derivada de “mores”, cujo significado é costumes. Apesar de possuírem conceitos distintos é quase impossível falar de uma sem deixar de discutir a outra.

A ética juntamente com a moral se fez e faz presente e necessário para o ser humano, seja no ambiente organizacional, escolar ou até mesmo familiar. A ética pode ser definida como conjunto de valores e preceitos que indispensáveis para o comportamento do homem perante a sociedade, é a prática da moral. Platão faz um paralelo entre a ética e a teoria da alma, existindo assim um dualismo entre o corpo é sensível e receptáculo da alma, e a alma é inteligível. Já o professor de filosofia Mário Sergio Cortella acredita que a ética é o conjunto de princípios e valores que são utilizados para responder as três grandes questões da vida: Quero? Devo? Posso? Ainda segundo Cortella “nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Tem-se paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve”.

Com um conceito diferente, mas com a mesma importância que a ética, a moral é praticada através dos costumes da região, pois o costume não é individual, ela é parte da cultura de uma sociedade. Se a pessoa que pratica o inverso da ética é considerada antiético, o indivíduo que não segue da maneira correta os costumes de determinada cultura é tido como imoral. Agora se a pessoa desconhece tal costume, então é denominada de amoral, assim como as crianças e deficientes mentais que não conseguem fazer um juízo de valor. Mas aqueles que pertencem e conhecem os modos e costumes de sua região e que ainda assim pratica um ato contrário aos seus costumes está cometendo uma imoralidade.

Então a partir do que foi discutido podemos dizer que a ética e a moral fazem parte da sociedade e estão presentes nela, além do mais esta não é capaz, mesmo que queira viver sem ética e moral, pois seria como viver num lugar sem um conjunto de costumes, hábitos, tradições, crenças, regras e leis. Enquanto a ética é mais reflexiva, a moral é mais prática.

ÉTICA NO TRABALHO

Segundo Max Weber, a organização é um circulo de pessoas que, estando interessadas na defesa de uma situação de domínio, em virtude de participarem nos benefícios dela resultantes, repartem entre si o exercício dos poderes de mando e de coerção que possibilitam a manutenção daquele domínio. Todas as empresas visam lucro, as que não visam são chamadas de associações.

Ética na carreira profissional é um fator muito importante, pois o nosso comportamento reflete quem somos e de qual classe social nós fazemos parte. Adotando uma postura ética, melhoramos os vínculos com as pessoas e temos boas relações. Para ter ética no trabalho, a pessoa tem que ser honesta, para que seja depositado confiança em nós. Pois é muito fácil encontrar pessoas desonestas, pois muitos só pensam lucros, nos benefícios fáceis. Ela é o principio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com