TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Feito

Artigos Científicos: Trabalho Feito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  2.388 Palavras (10 Páginas)  •  1.205 Visualizações

Página 1 de 10

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Produção Textual Individual - Freelancers

Produção Textual Individual - Freelancers

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: fabian 06 maio 2013

Palavras: 2439 | Páginas: 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

FABIAN FRANCO VALENTE

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Espinosa/MG

2013

FABIAN FRANCO VALENTE

Produção Textual Interdisciplinar Individual do 1° Semestre apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, para as disciplinas: Teoria Geral da Administração; Comunicação e Linguagem; Homem, Cultura e Sociedade; comportamento organizacional.

Professores: Fabiano Galão

Ivan Campos

Elisa Nantes

Wilson Sanches

Mônica Silva

Espinosa/MG

2013

2

INTRODUÇÃO

Atendendo às exigências curriculares para o curso de Bacharelado em

Administração, da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR - Sistema de Ensino Presencial Conectado, desenvolve-se esta produção textual interdisciplinar individual com o objetivo de aprofundar os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do 1º semestre.

A produção tem por base a reportagem “Freelancers abrem espaço nas grandes empresas”, que esclarece o seguinte questionamento:

porque o modelo tradicional de emprego, em que as pessoas trabalham diariamente para o mesmo patrão, começa a perder espaço nas grandes empresas (EXAME, 2013).

Para a realização do trabalho, além da leitura e exploração da referida reportagem, observando as questões propostas, foram pesquisados outros artigos e reportagens sobre o tema.

Assim como as pessoas, cada empresa desenvolve sua própria personalidade a partir de sua história, dos momentos de crise pelos quais passou, do estilo gerencial de cada um de seus líderes, dos objetivos traçados, assim por diante.

As empresas são compostas por pessoas que têm emoções, sentimentos, ansiedades, alegrias e outras manifestações humanas. Estudiosos afirmam que desse conjunto de características e situações, forma-se a cultura organizacional de uma empresa, um código não escrito que determina o certo e o errado, valores, ética etc.

Nas pequenas e médias empresas, a cultura organizacional é estabelecida, de maneira bastante forte, a partir da personalidade dos donos ou sócios, que a marcam definitivamente. Nas grandes empresas, no entanto, a cultura é moldada mais a partir de eventos da história da empresa do que a partir de pessoas e suas características.

Independente do porte, toda empresa tem a sua cultura organizacional que, de modo efetivo, comandará sucessos e insucessos, comportamentos aprovados e condutas incompatíveis. Para isto, busca, diariamente, soluções para

3

tornar as equipes mais produtivas, focadas nas metas da área em que atuam e, principalmente, comprometidas com os objetivos estratégicos da organização.

Com base nestas considerações, atendendo as orientações pertinentes, apresenta-se, a seguir, a resolução para as questões propostas:

DESENVOLVIMENTO

QUESTÃO 01- Organização como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação, responda; Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

RESPOSTA: Uma organização empresarial burocrática obedece a princípios que devem ser aplicados à gestão e são de imensa necessidade para o gestor, como: unidade de comando; disciplina; autoridade e responsabilidade; divisão do trabalho, subordinação dos interesses individuais aos da organização; remuneração do pessoal (justa e garantida); centralização (da autoridade no nível superior); ordem, equidade; estabilidade do pessoal; iniciativa; espírito de equipe.

Para seguir esses princípios, a empresa precisa contar com o administrador, cujas funções se concentram em prever, organizar, comandar, coordenar e controlar as ações a serem desenvolvidas.

No entanto, com o avanço da tecnologia, muitas empresas optam por contratarem trabalhadores temporários, visando o baixo custo e a flexibilidade, pois, sem uma força de trabalho fixa, é mais fácil e mais barato investir em novos projetos, principalmente em momentos de crise ou de escassez de mão de obra.

QUESTÃO 02 - Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior

4

adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos “diferentes” de gestão e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem esses modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

RESPOSTA – As empresas multinacionais, como a IBM, Facebook e Google obedecem á lógica do capitalismo; não tendo vínculos com o país onde estão instaladas, têm alta mobilidade, de acordo com as necessidades do mercado e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com