TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual,demonstrações Contabeis

Ensaios: Trabalho Individual,demonstrações Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3

7 DEMONTRAÇÕES CONTABÉIS

É o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a lei 6404/76, pela administração de uma sociedade por ações e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões.

As principais Demonstrações contábeis envolvidas no processo de Apuração de Resultados são: Balanço Patrimonial e DRE- Demonstração do Resultado do Exercício. É necessário conhecer essas duas estruturas de demonstrações, pois são de muita importância para o desenvolvimento da contabilidade e registros adequados dos fatos contábeis que ocorrem nas empresas.

7.1 Balanço Patrimonial

Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.

É uma demonstração obrigatória segundo a Lei n.6.040/76, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação.

O Balanço Patrimonial é constituído pelo:

• Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos

controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

• Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações

para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

• Patrimonio Liquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

Ao término do exercício, como se faz em todos os meses, procede-se ao levantamento do balancete de verificação, com o objetivo de conhecer os saldos das contas do razão e conferir sua exatidão. No balancete são relacionadas todas as contas utilizadas pela empresa, quer patrimoniais quer de resultado, demonstrando seus débitos, créditos e saldos.

Para entender a composição do Balanço Patrimonial veremos a seguir sua estrutura:

ATIVO

CIRCULANTE

Disponível

Créditos

Estoques

Despesas antecipadas

NÃO CIRCULANTE

Realizável a longo prazo

Investimentos

Imobilizado

Intangível

PASSIVO

CIRCULANTE

NÃO CIRCULANTE

Exigível a longo prazo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com