TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual 4º Semestre Ciencias Contabeis

Trabalho Universitário: Trabalho Individual 4º Semestre Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O Objetivo deste trabalho é apresentar alguns conceitos de orçamentos e a gestão empresarial (Adm. Empresarial). Surgidas com a necessidade de um entendimento mais abrangente dos diversos aspectos relacionados conceitos de orçamento, orçamentos Geral e Flexível, pontos positivos do orçamento para gestão, as questões tributarias para os orçamentos, isenção e imunidade tributária, balanço patrimonial, DRE, DFC e a comparação do orçado com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos.

2. DESENVOLVIMENTO

Os processos de administração de uma empresa é buscar conduzi-la ao sucesso dependendo em grande parte das informações geradas pela contabilidade, diante disso, faz-se necessário o tratamento correto dessas informações, bem como sua precisa interpretação. Portanto a Administração Financeira e Orçamentária é fundamental para a sustentabilidade e o crescimento de todas as Empresas (organizações).

2.1 O orçamento empresarial

Define como um plano administrativo que abrange todas as fases das operações para um período futuro definido, para que a empresa possa visualizar, antecipadamente, as atividades que deverão ser desenvolvidas no período projetado, bem como o caminho que será percorrido pela mesma.

Este é um instrumento de gestão necessário para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou tipo de atividade econômica. A eficiência, a eficácia e a efetividade práticas do sistema de planejamento financeiro e orçamento dependerão da cúpula diretiva, cabendo-lhe informar a macro políticas de atuação e realizar as correções necessárias para que se constituam em importantes instrumentos de trabalho à organização. Mas, é importante que a gerência e as pessoas que participam do processo orçamentário estejam comprometidas com o sucesso do mesmo.

Pretende-se com este trabalho, obter uma melhor compreensão sobre as rotinas trabalhistas, a partir dos mesmos termos uma visão mais clara sobre os direitos dos trabalhadores. Os conceitos que serão abordados neste trabalho são de suma importância a todo o profissional contábil, um bom entendimento desses conceitos.

3. Orçamento Flexível

O objetivo do Orçamento Flexível é de auxiliar os administradores a entender por que os orçamentos não foram cumpridos. É útil quando os gestores estiverem tentando escolher um dentre vários níveis de atividade para fins de planejamento, e no acompanhamento, quando os administradores estiverem tentando analisar os resultados efetivos. Com a utilização do Orçamento Flexível, os desvios das metas são automaticamente divididos em variações de comercialização, de preços de venda dos produtos, de volume, de ociosidade, de desempenho e de preços de aquisição dos recursos. Os orçamentos flexíveis podem ser úteis tanto antes quanto depois do período em questão. Podem ser úteis quando os gestores estiverem tentando escolher uma dentre várias faixas de atividade para fins de planejamento.

De acordo com Horngren (1985, p. 137), o orçamento flexível é elaborado para uma faixa de níveis, e não apenas para um nível de atividade e é, essencialmente, um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nível de atividade.

Padoveze (2009, p. 202) chama atenção para um aspecto importante do orçamento flexível: “... é não assumir nenhuma faixa de quantidades ou nível de atividade esperado. É feito apenas o orçamento dos dados unitários, e as quantidades a serem assumidas seriam as que realmente acontecem”.

Segundo Padoveze, o conceito de orçamento flexível dificulta a continuidade do processo orçamentário, pois contraria o fundamento do orçamento, que é antecipar o que vai acontecer.

4. ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTARIA

Isenção: São instituídas por leis infra constitucional a determinadas pessoas e em determinadas situações, uma vez extinta essa pessoa ou situação recolhe a isenção, isto é, tem caráter temporário enquanto a supracitada tem caráter permanente

.

4.1 Imunidade tributária

A imunidade e constituída pela constituição federal no seu artigo 150 só podendo ser modificado pelo processo legislativo da emenda constitucional. È uma vedação ou renuncia fiscal instituídas as entidades que de algum modo complementa ou supre uma atividade que deveria ser feita pelo estado. Exemplo: as atividades sem fim lucrativos que supre há assistência social não dada pelo ente publico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com