TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdiciplinar Em Grupo 5 Periodo

Ensaios: Trabalho Interdiciplinar Em Grupo 5 Periodo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITO DE VPL, TIR e PAYBACK

De acordo com Abelardo de Lima Puccini, valor presente, taxa de desconto e equivalência de fluxo de caixa são conceitos inteiramente ligados.

Denomina-se valor presente de um fluxo de caixa o valor monetário (PV) do ponto zero da escala de tempo, que é equivalente à soma de suas parcelas futuras, descontadas para o ponto zero, com uma determinada taxa de juros.

A taxa de juros utilizada para descontar as parcelas futuras do fluxo de caixa é denominada taxa de desconto.

A equivalência de fluxos de caixa está ligada à taxa de juros, pois pagar a vista uma determinada compra equivale a pagá-la a prazo, em parcelas futuras desde que se aceite uma taxa de juros no caso do parcelamento. O conceito de equivalência é apresentado, e é extremamente importante para o processo de tomada de decisões.

Conforme Carlos Patrício Samanez define, a TIR é a taxa de retorno do projeto de investimento. O método da TIR não tem como finalidade a avaliação da rentabilidade absoluta a determinado custo do capital (processo de atualização), como o VPL, mas, ao contrário, seu objetivo é encontrar uma taxaintrínseca de rendimento.

Matematicamente a TIR é uma taxa hipotética que anula o VPL.

A regra decisória a ser seguida no método da TIR é: empreenda o projeto de investimento se a TIR exceder o custo de oportunidade do capital. Essencialmente ela diz: a taxa de retorno esperada sobre o projeto de investimento excede a taxa de retorno requerida? O projeto criará valor? A principio parece dizer a mesma coisa expressa na regra do VPL, mas, isso nem sempre é verdade. O apelo intuitivo provavelmente responde pelo uso generalizado do método da TIR. As pessoas que geralmente preferem tomar suas decisões fazendo comparações em termos de porcentagem.

O “Payback” Descontado (PBD) é o tempo necessário para a recuperação do investimento inicial, levando-se em consideração o custo de oportunidade do capital investido.

Ele é medido pelo tempo decorrido entre a data inicial do fluxo de caixa (ponto zero) e a data futura mais próxima até a qual o valor do investimento inicial é coberto pela soma dos valores presentes das parcelas positivas do fluxo de caixa; ou seja, quantos anos decorrerão até o valor presente dos fluxos de caixa previstosse iguale ao investimento inicial.

Os conceitos VPL, TIR e PAYBACK, entram em conflito com o nosso projeto a partir do momento em que estabelecemos um prospect do nosso investimento de importação do produto Red Bull Energy SHOT.

A existência de taxa de juros referente ao parcelamento e a tarifa de importação para empresas deverão ser minuciosamente pesquisados. Vamos considerar o custo de oportunidade, avaliar outros usos para o valor considerado, e observar se é rentável, levando em conta a sua taxa de juros, para entendermos se o investimento é viável ou não.

Para encontrarmos o nosso Payback, observaremos em quanto tempo conseguiremos recuperar o nosso investimento inicial com as importações do produto Red Bull Energy SHOT e outros custos adicionais.

Bibliografia

Matemática Financeira – Objetiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com