TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM GRUPO 6 PERIODO

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.366 Palavras (22 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4-5

3 CONCLUSÃO............................................................................................................6

 REFERÊNCIAS        7

 ANEXOS        8-9-10-11-12




  1. INTRODUÇÃO

Na atualidade, as empresas refletem muitos índices que afetam de foma direta a sociedade e seus componentes, pois a sociedade vem sofrendo transformações profundas em diversas áreas, as quais exigem muitas informações confiáveis e principalmente transparência. As Organizações Não Governamentais (ONG’s), instituições privadas sem fins lucrativos, vêm desempenhado um papel cada vez mais relevante nas sociedades modernas, muitas vezes substituindo ou complementando o papel do Estado. No Brasil isso não é diferente.

Reconhecendo a importância destas instituições  o CFC (Conselho Federal e Contabilidade) definiu normas específicas para a apresentação das Demonstrações Contábeis dessas entidades.

As ONGs atuam nas mais diversas áreas, incluindo entidades religiosas, de recreação, saúde e educação, sindicatos a associações profissionais. Este trabalho focaliza-se em uma empresa de reciclagem, apresentaremos através dele as demonstrações contábeis de uma empresa do terceiro setor e uma pesquisa onde buscamos identificar quantas ONG’s trabalham com reciclagem de lixo em nosso município, quantos profissionais estão envolvidos, como o trabalho é realizado, como se dá o recebimento dos recursos, coo é realizada a prestação de contas dentre outros questionamentos.

Vamos apresentar de forma clara e objetiva todas as etapas e informações, sobre o assunto tratado em nossos questionamentos, desde um lançamento até uma finalização do progresso das contas da entidade.


  1. DESENVOLVIMENTO

O lixo ainda é um dos grandes problemas sócio ambientais do Mundo e no Brasil isso não é diferente. Vários projetos de reciclagem e políticas públicas existem no Brasil, mas ainda não alcançam todos os municípios.

“Reciclagem é um conjunto de técnicas que têm por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. É o resultado de uma série de atividade, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima da manufatura de novos produtos.” (ABEPET, 2008)

A pesquisa tem como objetivo apresentar uma entrevista de uma empresa do terceiro setor onde buscamos identificar quantas ONG’s trabalham com reciclagem de lixo em nosso município, quantos profissionais estão envolvidos, como o trabalho é realizado, como se dá o recebimento dos recursos, como é realizada a prestação de contas dentre outros questionamentos.

ENTREVISTA

Município de Pirapora

  1. Quantas cooperativas existem?

Resposta: Atualmente em Pirapora, existe apenas uma cooperativa nesse ramo. A ASCARP (Associação dos Catadores de Materiais Reciclados de Pirapora) com sede na Rua H, 693 – Bairro Cidade Jardim – CNPJ 06.179.077/0001-57. Atualmente tem como presidente a Senhora Balbina Pereira da Silva.

  1. Como é realizado o trabalho de reciclagem?

Resposta: é dividido entre coleta  e triagem dos materiais.

  1. Quantos profissionais estão envolvidos?

Resposta: Aproximadamente 17 (dezessete) famílias

  1. Como é o recebimento de recursos?

Respostas: o recurso, na verdade, é um valor fixado em contrato com a Prefeitura para a coleta seletivo. O pagamento é feito por produção.

  1. Como é feita a Prestação de Contas?

Resposta: é feita pela Senhora Balbina, Presidente da Associação, que recebe os recursos oriundos do setor público (Convênio Prefeitura) ou privado (vendas privadas) e faz a divisão entre os cooperados. A associação conta ainda com um escritório de contabilidade que foi contratado para prestar esse serviço à cooperativa.

Município de Buritizeiro

  1. Quantas cooperativas existem?

Resposta: Atualmente em Buritizeiro, existe apenas uma cooperativa nesse ramo. É uma instituição com 05 (cinco) anos de existência e que depende de apoio da Prefeitura e dos colaboradores.

  1. Como é realizado o trabalho de reciclagem?

Resposta: coletamos o material nos pontos marcados, a coleta é feita por em um caminhão, depós separamos o material por espécie.

  1. Quantos profissionais estão envolvidos?

Resposta: atualmente estão envolvidos seis colaboradores.

  1. Como é o recebimento de recursos?

Respostas: o entrevistado não soube responder.

  1. Como é feita a Prestação de Contas?

Resposta: a senhora Rosa responsável pelo programa faz uma prestação de contas em um caderno, com isso tudo é dividido entre todos os colaboradores.


  1. CONCLUSÃO

Diante do exposto, conclui-se que a contabilidade como instrumento de controle que apoia a gestão das entidades sociais, se faz presente e forte aliada para uma boa gestão dos recursos aplicados.

Constatamos que a falta de recursos e conhecimentos dos cooperados impede a contratação de um contador, porém a contabilidade, mesmo feita por um leigo é o único instrumento de controle administrativo utilizado.

Verificamos que o campo é vasto para estudos, pois a falta de profissional qualificado nesse ramo de aplicação da contabilidade ainda é muito escasso na região. Constatamos que a contabilidade aplicada ao terceiro setor tem suas particularidades, porém não se difere muito da contabilidade aplicada mem outros setores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (256.1 Kb)   docx (56 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com