TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdisciplinar

Dissertações: Trabalho Interdisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2014  •  2.500 Palavras (10 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

Primeiro Desafio: Teoria dos Jogos.............................................................................4

Segundo Desafio: Administração Estratégica..............................................................5

Terceiro Desafio: Administração do Sistema de Informação.......................................6

Quarto Desafio: Pesquisa em Negócio........................................................................8

3 CONCLUSÃO 9

REFERENCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado um estudo de caso da empresa Detec Alarmes Ltda, localizada em Linhares - ES, onde a mesma passa por dificuldades na prestação de serviços de manutenção e instalação, por falta de técnicos qualificados no mercado, iremos tratar do funcionamento e estratégias de mercado, será também abordado itens relacionados a seguintes disciplinas: Teoria dos Jogos, Administração Estratégica, Administração de Sistema de Informação e Pesquisa em Negócios.

Aplicando os conceitos teóricos da gestão de empresas ao caso em questão, associando os principais conteúdos das unidades curriculares do sétimo período de administração com o eixo norteador desse semestre de estudos.

2 DESENVOLVIMENTO

Primeiro Desafio: Teoria dos Jogos

Antes de relatar a experiência em relação ao simulador, é interessante entendermos o que é a Teoria dos Jogos.

Teoria dos jogos é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno. Inicialmente desenvolvida como ferramenta para compreender comportamento econômico e depois usada pela Corporação RAND para definir estratégias nucleares, a teoria dos jogos é hoje usada em diversos campos acadêmicos. A partir de 1970 a teoria dos jogos passou a ser aplicada ao estudo do comportamento animal, incluindo evolução das espécies por seleção natural. Devido a interesse em jogos como o dilema do prisioneiro iterado, no qual interesses próprios e racionais prejudicam a todos, a teoria dos jogos vem sendo aplicada nas ciências políticas, ciências militares, ética, economia, filosofia, recentemente, no jornalismo, área que apresenta inúmeros e diversos jogos, tanto competitivos como cooperativos. Finalmente, a teoria dos jogos despertou a atenção da ciência da computação que a vem utilizando em avanços na inteligência artificial e cibernética.

1) Após ter sido identificada e validada a situação que foi encontrada, monte um jogo de empresas com suas regras, dados, estrutura e o confronto, visando uma simulação dos fatos que estão ocorrendo realmente.

2) Descreva com um embasamento teórico fundamentado como a situação encontrada poderia ser evitada se antes tivesse sido simulado a situação pela qual a empresa esta passando e procure identificar que tipo de decisão tomada

foi agravante para esta situação, qual o motivo da crise instalada?

Segundo Desafio: Administração Estratégica

Estratégia competitiva são o conjunto de planos, políticas, programas e ações desenvolvidas por uma empresa ou unidade de negócios para ampliar ou manter, de modo sustentável, suas vantagens competitivas frente aos concorrentes. A estratégia competitiva inclui os objetivos de mais longo prazo da empresa ou da unidade de negócios que serão repassados às estratégias funcionais. E, em geral, está baseada em competências acumuladas durante período de tempo relativamente longo.

Tem-se que a vantagem competitiva geralmente se origina de uma competência central do negócio. E que para ser realmente efetiva, a vantagem precisa ser.

Difícil de imitar, única, sustentável, superior à competição e aplicável a múltiplas situações. Por isso, a menos que grandes transformações ocorram no ambiente, alterações abruptas ou radicais na estratégia competitiva da empresa não devem ser esperadas. Assim, mesmo que não tenha sido formalizada ou divulgada, a parte mais visível da estratégia competitiva efetivamente implementada por uma empresa refletida nos produtos e serviços que fornece - dificilmente não será identificável por profissionais que estudam o ramo de atividade em que esta se insere.

A busca pela competitividade e melhores resultados é a essência da administração estratégica.

Fazem parte das estratégias da DETEC, buscar sempre atender com qualidade aos seus clientes, e trabalhar com ética e transparência na busca dos seus ideais.

O Planejamento Estratégico é um processo gerencial que permite que se estabeleça um direcionamento a ser erguido pela empresa, com objetivo de se obter uma otimização na relação entre a empresa e o ambiente.

Em relação aos colaboradores os desafios enfrentados pela a empresa é a falta de técnicos especializados em informática, instalação e manutenção, os novos colaboradores que estão sendo contratados têm pouca experiência na área e estão sendo treinados pela empresa por técnicos da própria empresa. A empresa fornece os equipamentos necessários para todos desenvolverem os serviços, porem é preciso estar adquirido mais equipamentos, pois os que têm não da para todos usarem e é preciso estar sempre fazendo uma logística.

Hoje a empresa possui em seu quadro tecnológico 06 computadores, 01 notebook, 01 impressora (copiadora e scanner), 01 impressora fiscal, 01 fax e 01 servidor. O programa operacional da empresa é o Objetiva Varejo, onde fica armazenado todos os dados de clientes, compras realizadas, débitos em aberto, dados dos fornecedores, produtos comprados, débitos em aberto, lançamento de notas, dados do estoque, emissão de nota fiscal para cliente, entre outros. E o Objetiva Varejo PDV, onde são impressos os cupons fiscais e emitidos as leituras x e redução z. A empresa passa por algumas dificuldades com o programa utilizado, pois nem todas as informações que precisa do sistema é possível ter a curto prazo, como exemplos temos: os relatórios de custos das mercadorias vendidas, a emissão de boletos dentro do próprio sistema e envio de remessa para o banco, sempre que precisa de manutenções ou alterações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com