TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdisciplinar

Dissertações: Trabalho Interdisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

1. Economia

1.1 Conceito

A palavra economia vem do grego e foi Aristóteles que adotou pela primeira vez o termo Oikosnomos, oikos(casa) e nomos (lei)que significa administração de uma casa ou do Estado.

A economia é uma ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas.

Podemos dizer também que a economia é a ciência da escassez, pois ela estuda a melhor forma de alocação de produtos, visto que o desejo humano é ilimitado e os bens são escassos ou limitados.

1.2 Desenvolvimento Econômico

No séc. XVIII,o desenvolvimento econômico de Betim estava ligado principalmente ao abastecimento das regiões mineradoras. Já no século XX,despertou o interesse da implantação da infraestrutura industrial,que logo após faria da região um polo industrial.

O impacto ocorreu com a chegada da FIAT em 1976, atraindo assim novas empresas e alterando o foco principal do desenvolvimento econômico de Minas Gerais.

Segundo dados da CDI até 1979, Betim havia recebido 72,60% dos investimentos nos distritos industriais da RMBH e gerara 64,11% dos empregos diretos criados nestes mesmos distritos. A partir daí, Betim sofreu uma alta especialização produtiva, isto é, grande parte de sua industrialização nesta época deu-se na órbita da Fiat Automóveis.

Os benefícios da instalação da Fiat em Minas Gerais vão além do econômico, tendo grande influência também sobre o processo de urbanização, empregabilidade, educação e capacitação de mão-de-obra, atração de serviços, cultura e outras atividades.Betim é hoje a segunda cidade mais importante para a economia em Minas Gerais perdendo somente para Belo Horizonte.

A Fiat também se beneficiou economicamente, pois o seu processo de instalação foi bastante favorável, com benefícios fiscais temporários, mas o principal beneficiário foi o governo como sócio com 45% do capital até a época de 1987.

Hoje a filial de Betim é a mais importante fora da Itália, trazendo contribuições de vendas globais para a Fiat.

A montadora italiana Fiat divulgou no dia 30 de janeiro de 2013 um lucro líquido de 388 milhões de euros no 4º trimestre de 2012. O lucro após as participações minoritárias ficou em 102 milhões de euros, uma alta de aproximadamente 137% na comparação com o mesmo período de 2011, quando somou 43 milhões de euros.

Já o lucro comercial, que é o lucro operacional menos itens extraordinários, saltou 30%, para 987 milhões de euros. A receita no 4º trimestre cresceu para 21,78 bilhões de euros. Analistas esperavam que o lucro após minoritários ficasse em 141,75 milhões de euros e o lucro comercial fosse de 1,04 bilhão de euros.

As fortes vendas no Brasil minimizaram o fraco desempenho de vendas da Europa, principalmente da Itália que está no pior nível de vendas em 33 anos. Com isso a empresa planeja usar suas fábricas no país para exportar veículos de suas marcas Premium para os Estados Unidos e outros mercados.

2. Desenvolvimento Social em Betim

A Fiat possui uma linha de desenvolvimentos sociais dentro das comunidades, chamada Árvore da Vida, a qual possui parcerias com ONGs e Fundações.Esse programa,Árvore da Vida, retrata a união de forças entre a Fiat e comunidades envolvidas pelas ações de responsabilidade social da empresa e os integrantes da Rede.

Sem perder o foco de desenvolvimento econômico e ambiental, a Fiat, por meio de práticas sustentáveis que visam garantir o elo entre o agora e o amanhã, está comprometida com a construção de uma sociedade justa e harmoniosa ao alcance de todos.

A política Árvore da vida se divide em quatro etapas:

• Árvore

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com