TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdisciplinar

Ensaios: Trabalho Interdisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO GERAL DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Atualmente as tecnologias multimídias vem buscando mais espaço no âmbito educacional, ao utilizar tais ferramentas o professor tem como objetivo facilitar a aprendizagem, bem como despertar o interesse e criatividade em seus alunos tornando assim suas aulas mais ricas e atraentes.

Aprender com a tecnologia é quando o aluno aprende usando-as como ferramentas que o apoiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questão determinante não é a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a, sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem. (JONASSEN 1996).

As tecnologias móveis, em especial o telemóvel, podem oferecer soluções que ajudam a transformar a forma de criar, ensinar e aprender. Estas tecnologias andam nas mãos dos nossos alunos mas estão proibidas na maioria das escolas. Isto arreda qualquer iniciativa de introdução do podcasting nas práticas educativas. Entre outras ferramentas multimédia os podcasts podem proporcionar práticas de aprendizagem inovadoras e personalizáveis. Neste texto apresentaremos algumas experiências de aprendizagem curricular, realizadas com podcasts (ficheiros áudio), telemóveis e leitores de mp4.

Os gestores das políticas públicas, juntamente com a gestão escola precisam repensar seus espaços e investir em novas tecnologias para resgatar a motivação e interesse por estar neste ambiente, pois fora dela certamente estão conectados nas mais diversas formas de redes e interações, sendo assim os desafios dos educadores é constante ao planejar suas aulas, pensando, repensando e avaliando as ferramentas utilizadas buscando uma abordagem diferente para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem.

As atividades digitais multimídia, na sua maioria, possuem grande apelo visual, acabam encantando pelo layout com cores vibrantes, som e movimento e fascinando até o professor que se impressiona com a interface colorida, o áudio e os vídeos (Prieto et al. 2005).

Ao utilizar como recurso as diversas multimídias, é possível diversificar as maneiras de transmitir o conhecimento, e assim preparando melhor os alunos para o competitivo mercado de trabalho que cresce em ritmo acelerado diariamente e exige que tais profissionais tenham capacidade em desenvolver atividades que envolvam as tecnologias.

Enquanto a sociedade está continuamente a disponibilizar novas tecnologias, a escola continua a não compreender como usar a tecnologia que já faz parte da vida quotidiana dos alunos. Esta situação é particularmente relevante quando se fala do telemóvel, por se tratar de uma das tecnologias mais generalizada. A reação mais comum, na maioria das escolas, é banir a entrada e uso dos telemóveis na sala de aula. Numa altura em que estes dispositivos estão cada vez mais potentes e com funcionalidades e serviços relevantes, do ponto de vista educativo, proibir começa a não fazer sentido.

Segundo a autora do livro Mídia-educação, Monica Fantin, a mídia na educação é pensada no sentido de fazer educação com os meios e se configura a partir de uma visão instrumentalista das mídias no âmbito da metodologia didática. A mídia-educação nesta perspectiva é considerada um recurso para a educação reinventar a didática ensinando com outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com