TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdisciplinar Individual

Ensaios: Trabalho Interdisciplinar Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

MARIA CLARA PIMENTA ARRUDA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

GOIÂNIA

2014

MARIA CLARA PIMENTA ARRUDA

PRODUÇÃO TEXTUAL NTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

INTRODUÇÃO

Este trabalho interdisciplinar agrega as disciplinas estudadas neste semestre, abrindo um leque para a discussão sobre a qualidade nos sistemas de ensino público tem incentivado um processo de diagnóstico e controle por meio das avaliações de larga escala nos sistemas educacionais.

Ao conceituar o termo Interdisciplinaridade, não se possui ainda um sentido único e estável, trata-se de um conceito que varia, não somente no nome, mas também no seu significado. Entender o vocábulo Interdisciplinaridade foi e ainda é muito discutido, pois existem várias definições para ela, depende do ponto de vista e da vivência de cada um, da experiência educacional, que é particular.

Para JAPIASSU (1976, p.74): “A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de interação real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa”.

Desse modo o planejamento de aulas é muito importante para um bom desenvolvimento das crianças e aprendizagem. Como tudo que fazemos em nossa vida se não planejarmos não saberemos onde vamos e tão pouco onde queremos chegar.

Assim é no ensino escolar, precisamos ter um bom planejamento para saber o que queremos, principalmente para onde vamos e de que forma posso desenvolver minhas disciplina e alcançar meus objetivos.

O Planejamento envolve uma organização de atividades, ao planejar devemos levar em consideração a realidade dos alunos, como seu cotidiano, de onde vem e sua faixa etária, em fim para que o plano esteja direcionado aos interesse e necessidades da escola e suas condições reais.

Dentro da escola há o Planejamento Curricular, e o Projeto Político Pedagógico, temos que levar em consideração também o planejamento educacional de maior abrangência, o Planejamento em Nível de sistema nacional, estadual e municipal, por meio do qual estabelecem metas e objetivos da educação. A elaboração do planejamento é um processo de construção do conhecimento e pode ser compreendido em etapas.

PLANO DE AULA

Tema Gerador: Corre Cotia

Faixa Etária: 4 a 5 anos

Duração: Uma hora

Disciplinas contempladas: Educação Física, Língua Portuguesa.

Conteúdos Trabalhados:

Linguagem oral, audição, atenção, cultura popular e regras

Objetivos:

 Ampliar a linguagem oral, estimular a cooperação e a socialização, desenvolvendo o raciocínio lógico, a expressão oral, corporal e também a percepção auditiva e visual.

 Desenvolver a ordem cognitiva e motora; trabalhar a atenção concentração; diferenciar letra silaba, e palavra; motivar a criatividade e o respeito a regras

Desenvolvimento:

Não podemos esquecer que é brincando que a criança desenvolve uma aprendizagem e memorização com mais facilidade, as palavras mais próximas e mais conhecidas são capazes de auxiliar e incrementar o universo de cada um.

Possibilitar e ampliar o conhecimento das crianças através de brincadeiras e musicas no desenvolvimento é uma forma de integrar os conteúdos interdisciplinares através de atividades variadas. Como; jogos, brincadeira, interação, cores, confecção de cartazes e linguagem oral.

Nessa atividade vamos fazer um circulo e sentados no chão. Uma criança com um lenço ou qualquer objeto leve, percorre o circulo pela parte externa, enquanto as crianças a seguinte musica;

Corre cotia na casa da tia

Corre cipó, na casa da avó

Lencinho na mão, caiu no chão

Moça bonita do meu coração

Galo que canta corococó

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com