TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdisciplinar Individual

Trabalho Universitário: Trabalho Interdisciplinar Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

DESENVOLVIMENTO 04

CONCLUSÃO 06

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 07

INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta forma de recrutamento e seleção que são utilizadas por empresas para selecionar e escolher a melhor forma os seus candidatos. Através desse recrutamento serão selecionados um novo colaborador para a vaga de gerente comercial, a empresa Introluz está a mais de 30 anos no mercado atuando no ramo de materiais elétricos localizada em Brumado-Ba na rua Coronel Santos nº 56, no centro da cidade em uma área ampla com materiais diversos. Esta empresa tem uma visão inovadora e competência em seus serviços prestados para melhor atender seus clientes. A Organização prima pelos interesses dos clientes, de forma a manter um relacionamento duradouro com o mesmo. A Introluz, hoje é a única a oferecer engenheiro elétrico a disposição do cliente. Atualmente com sete funcionários: 1 engenheiro elétrico, 1 caixa , 4 vendedores e um auxiliar de serviços gerais. O mercado de trabalho encontra–se com déficit de profissionais na área de gerente comercial.

O trabalho irá aborda sobre técnicas de recrutamento e seleção, contratação, treinamento e desenvolvimento para contratação de gerente comercial.

DESENVOLVIMENTO

A empresa não se trata somente de buscar candidatos mais preparados para a vaga de gerente comercial, acredita que é preciso ir além, porque pouco adiantará uma grande contratação se ela não durar o suficiente para trazer benefícios em relação aos investimentos feitos por ambas as partes. A empresa introluz seleciona candidatos que realmente estarão dispostos a exercer o cargo de gerente comercial e que tenha curso superior, postura, habilidades e experiência no mercado em gerenciamento e que tem por função, gerenciar a execução das atividades de comercialização, monitorar metas e indicadores de desempenho e acompanhar dados da concorrência juntos dos principais mercados consumidores, dividir com os demais setores envolvidos as estratégias elaboradas para o desenvolvimento dos negócios da empresa, atuar de maneira estratégica e criativa visando identificar novas oportunidades de negócios, acompanhando a rotina diária na empresa.

As mudanças e transformações da sociedade fazem com que a capacidade de sobrevivência das organizações passe cada vez mais a depender diretamente das habilidades e competência das pessoas que nela trabalham. Essa função é desempenhada, inicialmente, na área de recrutamento e seleção (CHIAVENATO, 2009), nesse sentido, é importante destacar a relevância de um processo de recrutamento e seleção sistematizado que busque estabelecer métodos capazes de diminuir o gap existente entre o que a empresa deseja e o que os funcionários recebe no dia a dia de suas funções (GOMES E STÉFANO, 2008).

Vários autores têm considerado o recrutamento e a seleção como a função mais estratégica diretamente relacionada à administração de RH. Antes que o recrutamento possa iniciar-se, a organização precisa decidir a natureza da vaga para a função e as qualificações necessárias para preenchê-la.

Como é de conhecimento a seleção de RH tem a finalidade central de escolher entre os candidatos recrutados aqueles que se revelarem mais qualificados profissionalmente. Contudo, a partir do recrutamento externo serão feitas consultas dos arquivos de candidatos, agências de empregos e internet. A entrevista de seleção é uma técnica que se aplica a um candidato a emprego, e tem com objetivo detectar informações pessoais e profissionais sobre os candidatos. A Organização deseja saber que tipo de empregado será o candidato, isso era feito através de uma entrevista dirigida, serão ofertados aos candidatos melhores salários, melhores benefícios e melhores condições de trabalhos.

Por fim, após o recrutamento e a seleção serão redigidos um contrato de trabalho onde ambas as partes estão de comum acordo com os direitos trabalhistas e a partir da contratação o gerente tem que conhecer as normas da empresa, os serviços prestados, conhecer os funcionários e suas funções a partir daí saber delegar tarefas, acompanhar e avaliar o rendimento de sua equipe para melhor desempenhar seu papel de gerente porém a partir daí passa a ser avaliado o seu desempenho de gerente A avaliação de desempenho é como um método que visa, continuamente em um logo prazo em cima dos resultados da própria empresa. (MARRAS 2000).

Implementar a cultura da responsabilidade social e ambiental em uma empresa tem sido um desafio. A Introluz tem a certeza de que está trabalhando diretamente e indiretamente ligado a empresa a reconhecer a importância do seu compromisso social, reciclando seu lixo e também desenvolvendo noções de reciclagem de materiais com seus funcionários no trabalho e em suas casas.

CONCLUSÃO

Este trabalho teve como objetivo mostrar quais os principais critérios e métodos utilizados nos processos de recrutamento e seleção de empresas do mercado. Conclui-se com todas as informações pesquisadas e mencionadas ao logo do trabalho que o recrutamento externo atrai um número imenso de candidatos dos quais passam por uma escolha para receberem a tão procurada proposta de trabalho. Muitas empresas questionam um melhor desempenho do contratado, porem não o incentiva a este desempenho sendo assim, deveriam incentivá-lo com o repasse do lucro no final do ano, com brindes e outras premiações.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010

DUCCI, L. Z. ; OLIVEIRA, E. A. Z. Gestão de Pessoas I. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011.

GOMES, F. G. D.; STEFANO. S. R. Análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com