TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdisciplinar Pedagogia

Ensaios: Trabalho Interdisciplinar Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

A escola precisa refletir o momento histórico que estamos atravessando, considerando a diversidade como característica do sujeito em processo de constante transformação, a fim de oferecer uma educação de qualidade para todos, procurando assim, superar os obstáculos impostos à inclusão que acontece devido à resistência de muitos em aceitar o outro com suas peculiaridades. O Brasil é um dos paises mais heterogêneos, culturalmente falando, podemos observar isso nas diversas manifestações folclóricas, artísticas e sociais que observamos país afora, a diversidade cultural é enorme precisamos entender a diversidade e nos respeitar para que a diversidade não se torne uma desigualdade, pois temos um país repleto de diferenças culturais, constituindo uma diversidade histórica muito grande. Como analisamos na Figura 1 o Brasil é o país da diversidade cultural e a instituição escolar é responsável por acolher a diversidade e construir sua história. Há vários séculos foi acontecendo miscigenações em nossa sociedade, a vinda do homem para América, tanto na parte pré-histórica, quanto nas grandes navegações, chegada do europeu na América, a chegada do negro da África, torna o Brasil um país rico em grupos étnicos, em crenças, e costumes. Com isso como podemos observar na Figura 2 à nossa diversidade lingüística faz parte de nosso país. O Brasil apresenta um vasto território, caracterizado por regiões geográficas diversas. Com isso temos diferentes formas de pronúncia e vocabulário.

2 DIVERSIDADE

O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Como podemos ver na Figura 1. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião, são elementos que integram a cultura de um povo.

A escola é um local formado por uma população com diversos grupos étnicos, com seus costumes suas crenças. Segundo Morin (2001, p.56):

A cultura é constituída pelo conjunto dos saberes, fazeres, regras, normas, proibições, estratégicas, crenças, idéias, valores, mitos, que se transmite de geração em geração, se reproduz em cada indivíduo, controla a existência da sociedade e mantém a complexidade psicológica e social. Não sociedade humana, arcaica ou moderna, desprovida de cultura, mas cada cultura é singular. Assim, sempre existe a cultura nas culturas, mas a cultura existe apenas por meio das culturas.

Figura 1 – Diversidade Cultural e Histórica

Fonte: Pesquisa realizada em abril de 2013

Diante da diversidade de culturas dentro de diversas culturas é de competência de o professor trabalhar com seus alunos essa diversidade, tendo claro os objetivos e resultados a serem alcançados com seus para que todos tenham a mesma oportunidade, mas com estratégias diferentes.

A linguagem é a característica que nos difere dos demais seres. Permitindo-nos a oportunidade de expressar sentimentos, revelar conhecimentos, expor nossa opinião frente aos assuntos relacionados ao nosso cotidiano,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com