TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Mercado De Capitais

Artigos Científicos: Trabalho Mercado De Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

Rosany Claudia Krohn

Professor-Marco Aurélio de Oliveira

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso IDG 0187 – Prática do Módulo I

05/12/12

Empreendedorismo

O empreendedorismo é o principal fator de desenvolvimento econômico e social de um país. O empreendedor deve identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo. Para isso é necessário que ele desenvolva um plano de negócios para obter recursos financeiros e atingir as suas metas. Devido ao alto índice de mortalidade desses novos empreendimentos o Governo Federal tem investido e desenvolvido programas e ações para capacitar empreendedores e assim potencializar nosso país.

• INTRODUÇÃO

Ser empreendedor não é apenas desenvolver um projeto é apaixonar-se por aquilo que faz. É ter uma visão muito além do que está num papel. Para ser um empreendedor a pessoa tem que ter persistência, postura otimista, aceitar correr riscos calculados, apreender com os erros e não desistir facilmente. No Brasil, anualmente, tem crescido o número de empreendedores que é em geral interpretado como um dado positivo porque contribuí significativamente para o crescimento econômico, gerando empregos, renda e aumentado às exportações. Desta forma o objetivo deste trabalho é:

• Conceituar empreendedorismo

• Apresentar o histórico do empreendedorismo no Brasil

• Identificar as diferenças entre empreendedores

• DESENVOLVIMENTO

• Empreendedorismo: segundo Robert Hirsch é o processo de criar algo diferenciado e com valor, dedicando tempo e esforço, assumindo riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes. E recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.

• Apresentação do histórico do empreendedorismo no Brasil: O empreendedorismo surgiu no Brasil durante a década de 90, com a abertura da economia. A entrada de produtos importados, principalmente da China, ajudou a controlar a inflação e a obrigar as empresas nacionais a se modernizar para poder competir.

• Diferenças entre empreendedores: O motivo em impulsiona um empreendedor a criar um novo negócio tem sido um dos temas mais estudados em pesquisas porque demonstra o grau de maturidade econômica do país. Podemos dividir em dois grupos: por necessidade ou por oportunidade.

• *Por necessidade: são aqueles que muitas vezes sem alternativa melhor de trabalho para gerar renda acabam criando um novo empreendimento. Sem planejamento ou recursos financeiros para capital de giro ou ainda sem experiência no ramo, esse tipo de empreendimento em sua maioria, acaba tendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com