TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pesquisa De Mercado

Artigo: Trabalho Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 7

1 DEFININDO O PROBLEMA

1.1 História do problema

Devido à lanchonete Barbarela Sucos e Lanches Naturais estar localizada no centro e o preço ser um fator decisivo para a escolha dos clientes, há outras opções de lanchonetes com preços mais acessíveis às pessoas que freqüentam a Avenida Brasil em Foz do Iguaçu (maior parte classe B e C), sendo esse, muitas vezes um fator que faz com que a Barbarela perca uma porcentagem de clientela para outros concorrentes. Devido a essa informação, o problema de nossa pesquisa é encontrar pontos no próprio estabelecimento, onde possamos utilizá-los para atrair novos clientes e fazer com que os já clientes freqüentem mais vezes por semana a nossa lanchonete, procurando meios de promoções no cardápio e melhorando os aspectos em que os consumidores dizem-se insatisfeitos.

1.2 Declaração do problema

Identificar itens no cardápio onde há possibilidade de se aplicar promoções de acordo com a renda, quantidade gasta com alimentação e produtos mais consumidos pelos pesquisados, sem que isso interfira negativamente nos lucros da empresa. Também pretendemos descobrir com o que os clientes estão insatisfeitos, visando melhorar os serviços oferecidos, deixando-os satisfeitos e atraindo outros públicos para lanchonete, visto que, está situada em um local onde há grande concentração de classe b e c que é o Centro da cidade de Foz do Iguaçu.

2 OBJETIVOS DE PESQUISA

2.1 Objetivo geral

Em nossa pesquisa pretendemos avaliar a renda dos nossos consumidores e quanto eles costumam gastar com alimentação diariamente para que assim possamos tentar adaptarmos com promoções semanais nossos produtos mais procurados no cardápio, assim atraindo novos públicos que freqüentam o centro em dias de semana, visto que, esses são a maioria de classe B e C, como também fazer com que nossos atuais clientes freqüentem mais vezes por semana nosso estabelecimento. Com a pesquisa pretendemos realizar propagandas com a imagem do produto mais procurado e consumido, alcançando assim uma nova fatia de mercado, visando aumentar os lucros da empresa.

2.2 Objetivos específicos

a) Detectar a renda dos nossos consumidores.

b) Detectar quanto costumam gastar com alimentação diariamente.

c) Detectar quais os produtos mais procurados pelos consumidores .

d) Definir meios de promoções em nossos produtos.

e) Atrair clientes que freqüentam atualmente nossos concorrentes.

f) Alcançar uma nova fatia de mercado.

g) Fazer com que os atuais clientes freqüentem mais vezes por semana.

h) Promover propagandas com as promoções para atrair consumidores.

i) Auferir o lucro da empresa.

3 METODOLOGIA DE PESQUISA

3.1 Tipo de pesquisa

Método de pesquisa quantitativa que busca quantificar os dados, aplicando-se uma análise estatística em busca de uma evidência conclusiva. A técnica utilizada foi à pesquisa de campo, que diz respeito a entrevistar um número de pessoas por meio de um questionário com uma série de perguntas relevantes para a conclusão e alcance dos objetivos da pesquisa em si. Aplicamos o questionário na lanchonete Barbarela Sucos e Lanches Naturais, para que seus clientes respondessem as questões que nos ajudarão a esclarecer o problema de nossa pesquisa.

3.2 Necessidade de Pesquisa

Conforme nosso principal objetivo é, contudo aumentar o consumo na lanchonete por meio de aumentar não só às vezes freqüentadas pelos já clientes, mas como também atrair novos clientes, a necessidade de pesquisa se deu à visão de que há uma grande fatia de consumidores que está presente na Avenida Brasil e devido a essa informação queremos encontrar alguma maneira de atrair esse público para a lanchonete Barbarela Sucos e Lanches Naturais.

3.3 Coleta de dados secundários

Realizamos a coleta de dados apenas secundários através de pesquisa de campo no estabelecimento Barbarela Sucos e Lanches naturais.

3.4 Elaboração Pré-Teste

A elaboração do questionário foi realizada por meio de análises no estabelecimento para encontrar os pontos chaves que precisam ser melhorados para auferir o lucro da empresa. O grupo definiu as perguntas condizentes com o problema da pesquisa e no dia dez de maio nos encontramos na lanchonete Barbarela e aplicamos o pré-teste de nossas entrevistas. No total foram aplicados para teste onze questionários.

Em nossas entrevistas gostaríamos de saber se nossas perguntas estavam claras e não estavam cansativas ou confusas para as respostas de nossos clientes, além de querermos medir o tempo levado para responder o questionário, para que isso não os incomodasse. O resultado foi bom, mas tiveram que ser mudadas duas perguntas e acrescentado outra para melhor entendimento do entrevistado sobre o que estava sendo questionado. Mesmo com mudanças, a pesquisa saiu conforme o planejado, com o tempo ideal, sendo usado um á dois minutos para responderem as perguntas, assim não se tornando cansativo para os clientes.

3.5 Técnica de Amostragem

Para definição da amostra da pesquisa de mercado em questão utilizamos a técnica de amostragem probabilística e do tipo Aleatória simples (AAS), que consiste em selecionar os indivíduos da população estudada (consumidores da lanchonete Barbarela) de forma que todos tenham as mesmas chances de participar da amostra, sendo aleatória a escolha dos mesmos. A amostra definida neste projeto foi vinte pessoas questionadas, sendo todos consumidores da lanchonete Barbarela.

3.6 Pesquisa de Campo

Nosso trabalho em campo foi realizado com os próprios clientes que freqüentam a lanchonete. Foram aplicados 31 questionários dentre o período de 12 de maio a 30 de maio de 2014, visando solucionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com