TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Procedimento trabalho em altura

Por:   •  17/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.551 Palavras (11 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 11

1 – OBJETIVO

Descrever as normas de segurança que devem ser seguidas durante as execuções de serviços em altura, visando garantir a integridade física do funcionário ou contratado executante da tarefa, das pessoas que estejam trabalhando ou transitando próximo ao local, bem como das instalações e equipamentos.

2 – ABRANGÊNCIA

Este procedimento aplica-se a todos os funcionários próprios ou contratados que realizem trabalho em altura nas dependências

3 – DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

NR – 18 - Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção/ Portaria 3214 CLT, ítem 18.15 Andaimes e Plataformas de Trabalho;

NR - 06 – Equipamento de Proteção Individual/ Portaria 3214 CLT;

ABNT NBR 6494 – Segurança nos Andaimes

NR – 35 – Trabalho em altura

PE – 3N0- 00195 – Trabalhos em Altura

4 – DEFINIÇÕES

Trabalho em Altura - Qualquer atividade realizada sobre peças, moldes embarcações, andaimes, escadas, carrocerias de caminhões ou plataformas, acima de dois metros de altura.

Andaimes - Plataformas necessárias à execução de trabalhos em lugares elevados, onde não possam ser executados em condições de segurança a partir do piso. São utilizados em serviços de construção, reforma demolição, pintura, limpeza e manutenção.

 Andaime simplesmente apoiado - Andaime cuja estrutura trabalha simplesmente apoiada, podendo ser fixo ou deslocável horizontalmente.

Andaime Móvel - Andaime deslocável horizontalmente, apoiado sobre rodízios com trava.

Andaime em balanço - Andaimes que se projetam para fora da construção, é suportado por vigamentos ou estruturas em balanço, que tenham sua segurança garantida, capaz de suportar três vezes os esforço solicitado ou outro sistema de contra balanceamento devendo ser fixos à construção sendo a sua montagem sendo projetada acompanhada por projeto e profissional habilitado.

Escada - Equipamento de apoio a trabalhos em altura ou acesso temporário, até sete metros de Altura.

Escada simples - Escada de madeira, industrializada, ou fibra.

Escada dobrável - Escada de madeira ou alumínio, com até dois metros de altura, para trabalhos de pequena duração.

Escada extensível - Escada tipo eletricista, em fibra ou madeira industrializada, com até seis metros de altura. A escada extensível deve ser dotada de dispositivo limitador de curso, colocado no quarto vão, a contar da catraca. Caso não haja o limitador de curso, quando estendida, deve permitir uma sobreposição de no mínimo 1,00m (um metro).

Linha de vida - Dispositivo de proteção coletiva, horizontal, construída em cabo de aço de no mínimo 3/8” para até três usuários, ou dimensionado a partir de cálculo de resistência, dependendo das características do trabalho a ser realizado ou da quantidade de usuários.

Linha de vida individual - Dispositivo vertical para uso de trava-quedas individuais, feito de corda fibra sintética, conforme NR18 – 18.16.

Trava-quedas - Dispositivo de segurança individual para trabalhos em altura, acoplado ao cinto de

segurança e preso à linha de vida vertical.

Trava-queda retrátil - Dispositivo individual de segurança para trabalhos em altura, onde necessite

deslocamento lateral do usuário sobre plataformas ou carrocerias de caminhões.

A plataforma Elevatória – Equipamento de trabalho com sistema de movimentação vertical em pinhão e cremalheira e as plataformas hidráulicas deverão observar as especificações técnicas do fabricante quanto à montagem, operação, manutenção, desmontagem e às inspeções periódicas, sob responsabilidade técnica de profissional legalmente habilitado.

Cadeira Suspensa - Em quaisquer atividades em que não seja possível a instalação de andaimes, é permitida a  utilização de cadeira suspensa (balancim individual).

5 – RESPONSABILIDADES

Gerência de Produção

Adquirir material compatível com o escopo da atividade e especificações do cliente, atender todas as recomendações deste procedimento e garantir que o mesmo seja seguido pela força de trabalho.

SSMA

Orientar todos os colaboradores envolvidos nesta atividade conforme procedimento, fiscalizando o uso correto dos Equipamentos de Proteção Coletiva, Equipamentos de Proteção Individual e possíveis desvios.

Supervisores e Líderes

É responsável por identificar riscos existentes e previsíveis nos arredores e condições de trabalhos arriscados, perigosos, ou anti-higiênicos e pela condução de inspeções diárias nos trabalhos em altura.

Colaboradores

São responsáveis em informar a seu supervisor ou líder das ocorrências que possam implicar em riscos de acidentes na execução das atividades.

6 – DESCRIÇÃO DO PROCESSO

6.1 – Trabalhos em telhados.

Todo trabalho em telhados deve seguir as mesmas orientações para trabalhos em "altura" de outras atividades.

Nos trabalhos em telhados deve-se andar sobre pranchas de madeira, instaladas no sentido transversal as longarinas ou caibros de sustentação do telhado.

Não é permitida a realização de qualquer tipo de trabalho em telhados em dias de chuva ou quando o telhado se encontra molhado e úmido.

No trabalho em telhados deve ser instalada corda guia para fixação do trava-quedas em ponto específico de trabalho, ou ser instalado um varal de cabo de aço na cumieira do telhado, onde se fixa à corda guia independente, para cada empregado acoplar o seu dispositivo travaquedas.

6.2 – Trabalho com escadas manuais.

É proibida a improvisação e construção de escadas, sem projeto aprovado pela Área de Engenharia.

Toda escada de mão deve ser de madeira ou fibra, sendo proibido o uso de escadas manuais metálicas.

A maior extensão permitida para escadas de mão de folha única é de 7,00 m e para escadas de abrir é de 6,00 m, e o espaçamento entre os degraus deve ser uniforme, variando entre 0,25m (vinte e cinco centímetros) a 0,30m (trinta centímetros).

Apenas pequenos serviços poderão ser realizados sobre escadas manuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (307.7 Kb)   docx (512 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com