TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA ACNE

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

1 DESENVOLVIMENTO

A acne é uma doença extremamente comum, uma afecção dos folículos pilo-sebáceoso. Suas principais causas podem ocorrer pelo uso inadequado de cosméticos oleosos, limpeza inadequada da pele, poluição, medicamentos e similares, alimentação errada ou ainda por doenças como a Síndrome do Ovário Policístico, frequente em adolescentes devido aos hormônios sexuais que começam a ser produzidos na puberdade e nos adultos devido a irregularidade menstrual e ganho de peso.

As orientações terapêuticas são várias, e os tratamentos podem ser feitos com medicações de uso local, mas lembrando que o tratamento empregado é individual, e é imprescindivelmente contraindicado a manipulação (espremer) por pessoas não aptas a fazê-los, pois a pele aberta pode ser contaminada e causar um problema ainda maior.

Dentre os tratamentos podemos citar a limpeza de pele, o primeiro passo para o tratamento da acne começa com a higienização da pele com uso de sabonetes, loções ou géis, a base de enxofre ou ácido salicílico, com o objetivo de combater a oleosidade da pele. Sua ação é importante para o esvaziamento de lesões não inflamatórias (cravos), evitando a sua transformação em espinhas.

Além do processo de limpeza da pele, está a esfoliação que atua prevenindo o acúmulo de células mortas, ajudando na desobstrução de poros afetados que pode ser microdermoabrasão e dermoabrasão.

O Microdermoabrasão – Crystal Peeling – é um procedimento que é realizado com um aparelho que contém um jato em alta pressão de micro cristais de hidróxidos de alumínio, atingindo a pele ao mesmo tempo em que aspira aos cristais e os resíduos de peles atingindo por eles. Este processo promove o peeling cutâneo, cuja intensidade varia com a pressão e o número de vezes que se passa a cânula na pele.

O microagulhamento é um tratamento estético para sequelas da acne e com baixo custo financeiro e com autos resultados. Por ser um tratamento considerado como nível de dificuldade baixa, muitas vezes não se dá tanta importância. Porém é indicado para diversos fins, além do processo de regeneração de uma pele marcada por cicatrizes de acne. Quando realizado da devida maneira, com ativos corretos e obedecendo os princípios de pré tratamento, tratamento e pós tratamento o resultado é eficaz.

Para a manipulação de cosméticas se deve usar máscara descartável, touca descartável, jaleco de tecido resistente.

Outro princípio ativo é o Ácido Salicílico, que é um dos mais usados no tratamento da acne, ele ajuda a diminuir a produção de sebo e tem ação anti-inflamatória, ajudando a deixar a acne longe. Estão presentes em vários cosméticos para pele oleosa e acneica, em concentrações bastante toleráveis. Quem é candidato a peeling deve ter em mente que são necessárias de três a cinco sessões, com intervalos semanais.

O Ácido Glicólico é extraído da cana-de-açúcar, ele tem boa absorção e reage com as camadas mais superficiais da pele,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (27.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com