TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pronto

Trabalho Universitário: Trabalho Pronto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 5

PLANO DE NEGÓCIOS REDUZIDO E COMENTADO

Plano de Negócios é um instrumento que visa estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido, proporcionando uma avaliação antes de colocar em prática a nova idéia, reduzindo assim, as possibilidades de se desperdiçarem recursos e esforços em um negócio inviável. Também é utilizado para a solicitação de empréstimos e financiamento junto a instituições financeiras, bem como, para expansão de sua empresa. Abaixo quadro de dados da empresa. Caso ela ainda não exista, preencha apenas as informações disponíveis.

Pessoa Física:

C.P.F:

Razão Social:

C.N.P.J:

Data de Fundação:

Endereço:

Telefone:

1 Sumário Executivo

Faça uma síntese do tipo de empreendimento que você pretende implementar.

A pergunta pretende identificar de forma clara e objetiva, o ramo em que pretende atuar e os motivos que o levaram a tomar esta decisão. É interessante oferecer detalhes sobre o empreendimento, como o imagina a médio e longo prazo e assim por diante.

Os melhores sumários executivos são aqueles elaborados de forma objetiva e contemplando toda a essência do plano. Para auxiliar em sua preparação, pode-se utilizar uma ferramenta da gestão pela qualidade, a matriz 5W-2H, representada abaixo pelas respostas às seguintes perguntas:

O quê? Perguntas: Qual o propósito do seu plano? O que você está apresentando? O que é a sua empresa? Qual é seu produto/serviço?

Onde? Perguntas: Onde se localizará a sua empresa? Onde está seu mercado/clientes?

Por quê? Perguntas: Por quê você precisa do dinheiro requisitado?

Como? Perguntas: Como você empregará o dinheiro na sua empresa? Como pretende gerir a saúde financeira de seu negócio? Como está crescendo sua empresa (faturamento dos últimos anos, etc.)? Como vem crescendo o segmento de sua empresa (taxa de crescimento, etc.)?

Quanto? Perguntas: De quanto dinheiro você necessita? Qual é o retorno esperado para o investimento (tempo ou percentual anual)?

Quando? Perguntas: Quando seu negócio foi criado/entrará em atividade? Quando você precisa dispor do capital requisitado? Quando ocorrerá o pagamento do empréstimo obtido?

Após terminar a elaboração do sumário executivo, verifique se as respostas às perguntas acima estão inseridas em seu texto.

Página 5 de 14

2 Análise Estratégica

Durante as aulas foram abordados instrumentos bastante úteis para se realizar uma análise inicial do setor da economia em que se pretende investir. De maneira geral, no entanto, podemos tecer algumas conclusões importantes sobre as atividades de mercado nos dias de hoje. Para que uma empresa obtenha êxito, não basta mais ter um bom produto, pois produtos não se vendem mais sozinhos. É necessário raciocinar em termos de negócio, onde serviços como atendimento e comunicação poderão ser agregados ao produto, formando, assim, um verdadeiro pacote de marketing. São negócios, e não produtos, que geram receita. Para isso é necessário que se tenha uma estratégia, que deve ser acompanhada dos recursos (talento, tecnologia, capital e know-how) que permitam posicionar o produto em seu segmento.

Não adianta, por exemplo, ter-se um produto com notória vantagem tecnológica sobre seus concorrentes, se seu preço está muito fora da referência de mercado; existem produtos que gozam de excelente receptividade pelos consumidores, mas se não há uma estratégia de médio ou longo prazo por trás do seu lançamento, a tendência é de que ele desapareça na mesma velocidade que surgiu. As estratégias de preço não podem mais ser definidas de forma dissociada das estratégias de marketing e de serviços que devem ser agregados formando o mix de marketing mais adequado.

Algumas das ferramentas de avaliação estratégica que apresentamos: a análise SWOT (ameaças, oportunidades pontos fortes e fracos), a elaboração de cenários, a análise setorial através das forças competitivas e os fatores chave de sucesso. Além dessas ferramentas, o empreendedor deve ter em mente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com