TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Psic Aplic Direito Atv Estrut 1

Casos: Trabalho Psic Aplic Direito Atv Estrut 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

Nos dias atuais, é de exprema importância a inclusão da psicologia na área jurídica isso veio ser regulamentado através da Resolução nº 014/2000, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), quando surge a figura do especialista em Psicologia Jurídica, com sua revogação através da Resolução CFP nº 013/2007, especificando assim as áreas de atuação deste proficional.

Com atuação no direito coletivo ou metaindividual atuando na área de políticas públicas, direitos humanos e ainda em processos judiciais, formulando e intrepretando leis. Outra área foi o do Direito geral avaliando os apectos emocionais dos envolvidos no processos dando lados sobre a personalidade das partes dos processos. Já no Direito da família o psicólogo tem um papel de mediador tentando resolver o problema sem ter que recorrer ao judicial. E também em diversas outras áreas atuando sempre de maneira conjunta expedindo laudos, assessorando o judiciário, prestando assistência as partes do processo e por vezes avaliando as leis.

Mas para chegar nesta atuação judicial a Psicologia Jurídica passou por quatro momentos relacionados as demandas do judiciário: no século XIX, a primeira foi relacionada a avaliação da fidedignidade de testemunhos, no século XIX, a segunda está relacionada a égide da perícia psiquiátrica, instituindo-se o psicodiagnótico, no início dos anos 90, a terceira baseou-se na “Constituição Cidadã” para instituir os direitos ali descritos seria necessária uma equipe interprofissional, como exemplo disso no Rio de Janeiro criou-se o cargo de Psicólogo Judiciário, na atualidade, atuação do trabalho da psicoloogia tornou-se bem mais amplo não se restringindo aos afazeres das fases anteriores, mas também de ressignificar as demandas direcionadas a ele com o referencial da Psicologia.

Tendo em vista os fatos supracitados, despende-se que na atuação da psicologia na área jurídica ela preocupa-se além do estudo ao comportamento, também uma análise dos efeitos deste jurídico no comportamento, estudandando as consequências das ações jurídicas sobre o indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com