TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Filosofia Do Direito

Monografias: Trabalho Filosofia Do Direito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 5

JUSTIÇA

A justiça da filosofia requer as concepções acerca da verdade, ligado ao bem e a moralidade, a justiça está ligada a dar a cada um que lhe pertence, ela trata os seres humanos como iguais sem distinção de poder social e trata as pessoas de acordo com suas necessidades e suas capacidades.

É o principio básico de um que tem o objetivo de manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal. A figura da deusa Themis tem o significado de que "todos são iguais perante a lei" e "todos têm iguais garantias legais".

Mas ela também depende de uma hierarquia de valores, como por exemplo, os valores vida e liberdade, uns dizem que a vida é o bem supremo, mas posto de que nada valeria a vida sem liberdade.

O conceito de justiça faz referência ao conjunto de decisões, normas e princípios, referindo-se às condições necessárias para que uma sociedade se possa desenvolver relativamente igualmente em termos econômicos, e compreende o conjunto de decisões, normas e princípios considerados razoáveis para garantir condições de trabalho e de vida decentes para toda a população.

A justiça está entre as virtudes que devem ser desenvolvidas no cotidiano das pessoas. A justiça geralmente se exerce nas relações interpessoais e significa o respeito pelo que é de direito do outro.

O saber filosófico e o jurídico, na verdade, são complementares. O direito busca encontrar os elementos de justiça para que ele possa ser contemplado pelo ideal de justiça em sua plenitude. Por outro lado, a filosofia, procura na realidade do cotidiano estabelecer uma relação entre a vida presente e as condições históricas do indivíduo.

VERDADE

O que é verdade?

A palavra verdade pode ter vários significados desde que esteja de acordo com os fatos ou realidade,ou ainda ser fiel às origem ou a um padrão.Assim a verdade pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores.

É um sentimento expressado diretamente do íntimo do ser humano, mostrando o seu caráter interior, de discernir, do falso e do verdadeiro.

A verdade é associada na realidade, e que haja noção do que seja verdadeiro, pois ela é refletida no semblante das pessoas.

Mas quem estuda o Direito, tem por obrigação de saber que a verdade é muito importante, procurando chegar a verdade formal no direito Civil, enquanto na penal, é necessário perscrutar a verdade Real.

A distinção entre ambas não é muito aprofundada, e ela é contida nos autos, e a verdade Real, é a verdadeira verdade.

O significado da verdade se distinguiu , no uso da linguagem coloquial, e linguagem formalizada, e que consiste na expressão sentença verdadeira,

mas com lógica na linguagem cotidiana, no dia-a-dia, e não está isenta de ambigüidade.

A VERDADE NO DIREITO

Já no processo penal, é muito importante a verdade formal.

Muita injustiça foi cometida com essa verdade formal, no caminho de um processo tortuoso, e a própria conceituação da verdade é complexo.

O ser humano é falível, pois a ciência é feito de erros e acertos,e a cada dia há melhoras graduais no domínio do conhecimento,mas a postura se confunde com a característica de falsidade de todo o conhecimento, mas a postura se confunde com o conhecimento na medida em que se resulte o raciocínio sintético do ser humano.

E o jurista tem uma nítida fixação em relação à verdade séria e espantosa em que o exercício do direito se baseia para se fazer valer na mentira, falsas palavras, sobre a verdade Real. Pois a mentira se reflete na intenção de falsidade com a intenção de enganar;mas com tudo ela não permanece até o final, em alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com