TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Quimica

Exames: Trabalho Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/1/2015  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  4.831 Visualizações

Página 1 de 4

1

COLÉGIO TIA IVONE - CTI

DISCIPLINA: QUÍMICA Data: ___/___/2012

PROFESSOR: NEW CRISTIAN

SÉRIE: 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Aluno(a):

Atividade do livro – página 19

1) Quando você sai de uma piscina e se expõe ao sol, sua pele fica seca depois de algum tempo. É correto dizer que a água:

a) vaporizou? Sim

b) evaporou? Sim

c) entrou em ebulição? Não

d) ferveu? Não

2) As vezes, nos dias frios ou chuvosos, o lado interno dos vidros dos carros, em que há alguém, fica embaçado. Por que isso acontece?

O vapor de água dentro do veículo condensa-se na superfície dos vidros.

3) Em alguns automóveis há, no vidro traseiro, filamentos (fios finos) que servem como desembaçadores . Ao apertar um botão no painel, o motorista faz esses filamentos se aquecerem, e por causa disso, o vidro é desembaçado. Proponha uma explicação para o fato de os filamentos aquecidos desembaçarem o vidro. O vidro traseiro de um automóvel é desembaçado pela passagem de ar quente sobre sua superfície interna. A água líquida sofre vaporização.

4) Uma churrasqueira é feita de ferro. Sabendo que o ponto de fusão do ferro é 1.538ºC, o que você pode afirmar sobre a temperatura do carvão em brasa que está na churrasqueira, durante o preparo do churrasco? Explique.

É inferior a 1.538ºC, pois o ferro não chega a sofrer fusão.

5) Um termômetro de mercúrio só funciona adequadamente se o mercúrio contido em seu interior estiver líquido. Consultando a tabela 1, que aparece na página anterior, responda: qual é a menor temperatura que podemos medir com um termômetro de mercúrio? Explique o raciocínio que você usou.

É – 39ºC, pois abaixo dessa temperatura o mercúrio é sólido. 6) Dentro das lâmpadas comuns existe um filamento da substância chamada tungstênio. Quando a lâmpada está acesa, esse filamento fica muito quente e, em consequência, emite luz. Uma pessoa afirmou que o filamento atinge a temperatura de 4.000ºC quando a lâmpada está acesa. Isso pode ser verdade? Justifique. A afirmação é incorreta, pois o filamento não sofre fusão e o ponto de fusão do tungstênio é inferior a 4.000ºC. 7) O ponto de fusão do ouro é 1.064ºC e o do rubi é 2.054ºC. Após um incêndio, foram encontrados os restos de um anel feito de outro e rubi. O ouro estava todo deformado, pois

2

derreteu durante o incêndio , mas o rubi mantinha seu formato original. O que se pode afirmar sobre a temperatura das chamas durante o incêndio? Justifique sua resposta. A temperatura das chamas atingiu um valor máximo que foi superior ao ponto de fusão do ouro (1.064ºC) – pois ele sofreu fusão -, mas inferior ao ponto de fusão do rubi (2.054ºC), pois este permaneceu sólido. 8) (Unicamp – SP) “Colocando-se água bem gelada num copo de vidro, em pouco tempo este fica molhado por fora, devido à formação de minúsculas gotas de água.” Para procurar explicar este fato, propuseram-se duas hipóteses seguintes: a) Se aparecer água do lado de fora do copo, então o vidro não é totalmente impermeável á água. As moléculas de água atravessando lentamente as paredes do vidro vão formando minúsculas gotas. b) Se aparecer água do lado de fora do copo, então deve haver vapor d’água no ar. O vapor d’água, entrando em contato com as paredes frias do copo, se condensa em minúsculas gotas.

Qual das duas hipóteses interpreta melhor os fatos? Como você justifica sua escolha?

A hipótese B interpreta melhor, pois, pela hipótese A, o volume de água no copo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com