TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Quimica

Casos: Trabalho Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  207 Palavras (1 Páginas)  •  147 Visualizações

Transformações Gasosas

No estudo dos gases, é preciso relacionar suas três variáveis, que são: a pressão (P), o volume (V) e a temperatura (T).

Ao longo da história, esses estudos foram feitos relacionando essas variáveis, porém sempre mantendo uma delas constante. Por exemplo, ao se estudar a relação das variações da pressão de um gás com as variações de sua temperatura, o volume permaneceu constante e assim por diante.

Vários cientistas realizaram experimentos para entender o comportamento dos gases, porém três deles se destacaram: o físico e químico irlandês Robert Boyle (1627-1691) e os cientistas franceses Joseph Louis Gay-Lussac (1778-1850) e Jacques Alexandre César Charles (1746-1823).

Esses cientistas formularam leis a respeito do comportamento dos gases ao sofrerem transformações gasosas, são elas:

• Transformação isotérmica e Lei de Boyle;

• Transformação isobárica e Lei de Gay-Lussac;

• Transformação isocórica ou isovolumétrica e Lei de Charles/Gay-Lussac.

Transformação isobárica

Nessa transformação “o volume ocupado pelo gás é diretamente proporcional a sua temperatura”. Essa lei ficou conhecida como Lei de Gay-Lussac, onde o volume e a temperatura variam, e a pressão mantém-se constante.

V/T = K

Transformação isovolumétrica

Nessa transformação “a pressão que o gás exerce é diretamente proporcional a sua temperatura”. Essa lei ficou conhecida como Lei de Charles, onde a pressão e a temperatura variam, e o volume mantém-se constante.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com