TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Segurança No Trabalho

Ensaios: Trabalho Segurança No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  5.809 Visualizações

Página 1 de 5

Ferreiro Armador

Responsável por toda ferragem utilizada durante o processo da obra, o armador segue sua tarefa de acordo com o projeto, conferindo em primeiro lugar todo material a ser utilizado. Em seguida faz a distribuição de pessoal e material, de acordo com a disposição definida no projeto. O armador executa desde a armação de sapatas e caixas até armações para pilares, vigas e lajes.

Características do Ferreiro Armador

Saber como ler o projeto para poder interpretá-lo e executar de acordo com o que está determinado. Trabalhar em equipe e sempre seguir as normas de segurança.

Atividades

A armação de ferragens é uma das categorias profissionais, onde os riscos estão mais presentes, os funcionários que atuam nesta área (ARMADOR) têm como atividades: o corte, dobra amarração de vergalhões e montagem de armações de ferro para estruturas (vigas, colunas e fundações).

Técnicas

Deve ter conhecimento das dimensões e tipos de ferragens e bitolas, e saber qual material utilizar, de acordo com as especificações do projeto.

Risco e Avaliação

Físico: Ruído (operação da serra policorte);

Químico: Fumos Metálicos - Devido ao resíduo resultante do corte do aço (serragem)

Biológico: Tétano (perfuração com ferro);

Ergonômico: Levantamento e transporte manual de peso, posturas inadequadas

Acidentes: Máquinas e equipamentos sem proteção, Queda de altura, Queda de objetos das lajes superiores, Arranjo físico inadequado (no canteiro): entulhos da construção, fagulhas do corte de ferragem.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Necessários: Capacete, Sapato de segurança, Luva de raspa ou vaqueta, Cinto de segurança com trava-quedas (para trabalhos em altura).

Processo construtivo do armador

Logo depois de o carpinteiro montar as áreas de segurança e fôrmas, entra o armador para montar as armaduras. Assim, a obra poderá ser liberada para a concretagem. O processo é o mesmo nas diferentes empresas, cada empresa tem suas maneiras de proceder em relação à ordem de execução dos serviços, como os tipos de emendas utilizadas.

Medidas preventivas para os riscos de ambientais

• Aterramento elétrico da policorte (se houver);

• Uso correto de EPIs;

• Treinamento para execução das tarefas;

• Correção das posturas de trabalho;

• Guarda-corpo de proteção periferias, vãos das lajes e escadas.

Orientações de segurança do trabalho

• Não transita pela obra sem capacete e sapato;

• Use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservação;

• Observe atentamente o meio ambiente do trabalho ao circular na obra, e corrija as condições, inseguras encontradas, imediatamente;

• Não ultrapasse a barreira (cancela) de segurança sem o elevador esteja no seu pavimento

• Informe com urgência ao mestre de obras ou seu supervisor, qualquer irregularidade ou mal funcionamento do equipamento;

• Use corretamente o cinto de segurança ligado a um cabo de segurança, para trabalhos realizados em andaimes suspensos mecânicos, para trabalhos em altura superior a 2,00 metros (dois metros) ou na periferia da obra;

• Não desça material (armações de ferro) em queda livre. Use cordas para amarrá-los;

• Quando designado para operar a serra poli corte, não permita que outras pessoas a utilizem;

• Verifique as condições gerais das ferramentas manuais e elétricas antes de usá-las;

• Faça manutenção preventiva nas ferramentas manuais e comunique qualquer alteração nas ferramentas elétricas, para registro em livro de inspeção;

• Não improvise extensões elétricas, e nem conserte equipamentos elétricos defeituosos. Chame o eletricista para tal atividade.

Risco na armação de ferragens

Os profissionais da armação de ferragens, realizam as suas atividades em posições desconfortáveis, durante longo período, atividades estas realizada a céu aberto, expostos a ruídos intensos e em grandes alturas.

Os armadores correm o risco problemas graves no futuro, pois adotam posturas inconvenientes durante seu período de trabalho, operam equipamentos com alto nível de ruídos, movimentos repetitivos, e exerce grande esforço físico, devido ao trabalho ser predominantemente manual.

NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

18.8 Armações de Aço

18.8.1 A dobragem e o corte de vergalhões de aço em obra devem ser feitos sobre bancadas ou plataformas apropriadas e estáveis, apoiadas sobre superfícies resistentes, niveladas e não escorregadias, afastadas da área de circulação de trabalhadores.

18.8.2 As armações de pilares, vigas e outras estruturas verticais devem ser apoiadas e escoradas para evitar tombamento e desmoronamento.

18.8.3 A área de trabalho onde está situada a bancada de armação deve ter cobertura resistente para proteção dos trabalhadores contra a queda de materiais e intempéries. 18.8.3.1 As lâmpadas de iluminação da área de trabalho da armação de aço devem estar protegidas contra impactos provenientes da projeção de partículas ou de vergalhões. 18.8.4 É obrigatória a colocação de pranchas de madeira firmemente apoiadas sobre as armações nas fôrmas, para a circulação de operários.

18.8.5 É proibida a existência de pontas verticais de vergalhões de aço desprotegidas. 18.8.6 Durante a descarga de vergalhões de aço, a área deve ser isolada.

Conclusão

O grupo pode concluir, que a profissão de ferreiro-armador é uma das profissões que mais causa risco nas condições inseguras do canteiro de obra. Pode comprometer a segurança, a saúde e a produtividade do trabalhador.

Outro fator ocorrido entre os trabalhadores da construção civil é o fato dos mesmos subestimarem os riscos existentes no ambiente de trabalho, fato esse que gera resistência quanto a utilização dos equipamentos de proteção individual EPI, pertinentes a função, ocasionando uma necessidade de treinamento e conscientização quanto aos riscos existentes em cada situação de trabalho, bem como a forma correta de prevenção de acidentes.

Segundo estudos realizados em sala de aula, e pesquisas feitas na internet, os acidentes não acontecem; eles são causados pelos atos inseguros ou condições inadequadas. As ações indevidas ou inadequadas cometidas pelos empregados podem gerar acidentes, enquanto as condições inadequadas são aqueles presentes no ambiente de trabalho, que pode vir a causar um acidente, podendo está ligada direta ou indiretamente ao trabalhador, ou seja, é uma situação em que o ambiente pode proporcionar riscos de acidente do trabalho, ao meio ambiente e equipamento durante o desenvolvimento das atividades.

...

Baixar como  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »