TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Gestao Da Empresa

Exames: Trabalho Sobre Gestao Da Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  2.108 Palavras (9 Páginas)  •  955 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

O hábito alimentar das pessoas é formado por diversos fatores. Ele determina o que será consumido pelo indivíduo, influenciando positivamente ou negativamente sua saúde. Assinale a alternativa que inclui fatores que influenciam as escolhas alimentaresBusiness Simulation foi desenvolvido com o propósito de proporcionar aos participantes experiências na definição e implantação de estratégias competitivas de negócios e na tomada de decisões gerenciais sob condições que permitam sua análise e discussão. Os participantes foram subdivididos em oito equipes que construíram um Grupo Industrial. Nele é representada uma Reserva de Mercado de Automóveis Cada equipe se responsabiliza pela administração de uma empresa fabricante de automóveis, competiram entre si na produção e venda de veículos automotores em quatro diferentes regiões: Região 1, Região 2, Região 3 e China.

A cada período simulado (que corresponde a um mês virtual), até vinte decisões são tomadas: preços, propaganda/promoção, desenvolvimento e volumes de produção e distribuição para cada uma das quatro regiões; número de trabalhadores, salário médio mensal, total de benefícios concedidos aos trabalhadores, capacidade de montagem da fábrica, empréstimos, aplicações financeiras e dividendos distribuídos. Foram simulado, em total, 9 (nove) períodos: 1 (um) para teste e 8 (oito) para a competição, cabendo a cada equipe estabelecer, antecipadamente, os critérios pelos quais sua empresa será avaliada: participação de mercado, receita de vendas e lucro total.

1.2 Reserva de Mercado de Automóveis

A Reserva de Mercado de Peças Automobilísticas (denominada, daqui por diante, apenas Reserva), conforme estabelecida por lei, permitiu que empresas de igual porte e dimensão competissem no mercado. Essas empresas montam e vendem produtos com tecnologia, designer e preços de venda praticamente idênticos.

Cada empresa do GAP® Business Simulation fabrica um único produto e distribui para 4 regiões: Região 1, Região 2, Região 3 e China.

A Região 1 tem uma característica sócio econômica de baixa renda. Esta baixa renda se encontra na classe C e D, sendo este um mercado altamente comprador, desde que ofereçam produtos a preços baixos e, por se tratar de massa, a propaganda também gera muito resultado. Este público não está muito preocupado em valor agregado no produto em si.

A Região 2 possui uma característica de população que valoriza um pouco as tecnologias dos veículo, dessa forma, estando disposto a pagar um pouco mais pelo produto. Esta população se encontra na classe B e C, sendo um público altamente consumidor.

A Região 3 é composto por uma classe social mais alta. A população desta região valoriza muito um produto com valor agregado alto, disposto a pagar mais por isso. Este público é mais exigente e, no geral, não tem problemas econômicos.

A China é um mercado de exportação. Sua população é muito grande e toda consumidora. Neste mercado, tudo que é ofertado é vendido. Entretanto, para vender neste mercado é necessário reduzir significativamente as margens dos produtos, pois os preços são fixados pelo Governo e não permitem alterações.

1.3 Forças em Competição

Antes de fazer a venda, é importante entender o mercado. Por exemplo, conhecer o tipo de pessoa que se interessaria pelo modelo do carro ajuda a decidir onde colocar anúncios. Após fazer a pesquisa de preço do seu veículo, você determina o valor a ser cobrado e elabora um anúncio que chame a atenção.

Quanto mais você souber sobre as pessoas que estão interessadas em determinado tipo de veículo, melhor conseguirá atingir este público. Por exemplo, se está tentando vender carros mais baratos, busque regiões com clientes de classe econômica mais baixa.

Antes de fazer uma aquisição, o comprador avalia todos os produtos que atendem as suas necessidades: preço, qualidade e disponibilidade. Ele é influenciado também pela promoção e pelo desenvolvimento do produto. Os novos compradores que ingressam no mercado em virtude de uma melhoria de sua situação econômica, das atividades das companhias no setor, ou devido a influências sazonais, inicialmente são volúveis e tornam-se compradores habituais somente ao adquirirem o produto. A cada mês há, por outro lado, alguns compradores habituais - menos de um terço - que se tornam volúveis, ainda que não ocorra qualquer aumento de preço. Entretanto, eles podem retornar ao produto abandonado se esse estiver mais atraente que os demais.

1.3.2 Práticas de Marketing

Em sua totalidade, o mercado dos produtos das empresas do setor é influenciado tanto pela situação geral da economia como pela época do ano (sazonalidade). O mercado é também influenciado pelas políticas de preço do setor, pelo volume e qualidade dos produtos colocados à venda, pelos gastos com promoção e desenvolvimento de produtos e pela conveniência do cliente de ter o produto mais rápido.

Os gastos com promoção e desenvolvimento do produto, paralelamente a uma política de preços razoável e uma agilidade na entrega dos produtos, podem, dentro de certos limites, expandir a demanda total dos veículos fabricados.

1.3.3 Preços

Tendo em vista a experiência internacional, foram divulgadas pelo Governo, como passíveis de prática pelas empresas da Reserva, a seguinte média de preços:

Preços em R$ Médio

Região 1 20.000,00

Região 2 30.000,00

Região 3 50.000,00

China 16.000,00

*Média de preços praticado

Tabela 1

1.3. 4 Distribuição

Todas as empresas da Reserva optaram por ter as suas próprias forças de venda, responsabilizando-se não apenas pela fabricação dos produtos, como também por sua comercialização e distribuição.

Em cada região, cada empresa pode utilizar um CD para armazenar os veículos não vendidos. Estes veículos ficam nestes CDs até serem vendidos. Estes CDs cobram um valor pela operação logística de armazenamento.

1.3.4 Substitutos

Cuidados especiais devem-se ter com a concorrência estrangeira. Importados podem ser utilizados como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com