TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Gestão Industrial

Artigos Científicos: Trabalho Sobre Gestão Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  3.002 Palavras (13 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

O atual mercado industrial pode ser caracterizado de grande competitividade, uma vez que o preço e a qualidade dos produtos exercem grandes influencias na decisão dos consumidores.

Considerando-se que hoje já não vale mais a premissa de que é possível repassar os custos de ineficiências para os consumidores, torna-se necessário que as empresas, seja pela visão equivocada e distorcida de muitos empresários e executivos que superdimensionaram o potencial do mercado. Dai a necessidade de uma apreciação mais detalhada na formação dos preços dos produtos, de forma que se tenha maior sustentabilidade no mercado-alvo que se quer atingir. A decisão de venda é uma das mais importantes para a empresa, afinal, a receita que a empresa recebe na venda de seus produtos ou serviços é a principal entrada de recursos na empresa. Recursos estes que serão utilizados para saldar os custos e despesas incorridos e apure lucro no período, visando assim a remunerar o capital aplicado elo proprietário na entidade.

Na contabilidade industrial é onde contabilizamos os fatos contábeis oriundos dos documentos básicos utilizados na contabilidade de custos e os fatos contábeis ‘’gerados’’ por ela. Neste trabalho acadêmico abordaremos estes fatos contábeis em forma de relatório para sanar possíveis duvidas em relação ao mesmo para a empresa Mardolina S/A cujo dono esta em duvidas em relação a criação do preço de venda, a criação do critério de rateio, sobre os respectivos impostos incidentes no ramo. O rateio no caso em questão distribui os custos indiretos alocados a menor ou a maior entre os estoques finais de produtos em processamento, produtos acabados e custo dos produtos vendidos.

Os estoques de materiais não estão alocando os custos indiretos de fabricação, portanto eles não são incluídos nesse rateio. Foram levantados os dados com referencia a data de Julho de 2013, como, custos diretos de produção, custos indiretos de produção, com estas informações se apura os resultados com calculo desses itens sendo detalhadamente estudados. Obtendo esses valores os mesmo serão transferidos os valores no livro diário e livro razão. Toda a parte pratica será feita em cima da empresa em questão, Para melhorar a eficiência de suas operações, os gerentes das demais empresas usam informações de custeio do produto para controlar os custos de materiais, de mão-de-obra e custos indiretos. A moderna tecnologia da informação fornece aos gerentes informações rápidas e precisas sobre o custeio do produto, que facilitam a administração e o controle dos serviços.

2 DESENVOLVIMENTO

A seguir, serão detalhados vários tipos de SI’s ( mais populares Sistemas de Informações ), nas empresas da região, possíveis de serem utilizados em organizações. Os sistemas foram classificados de acordo com seus objetivos e tipos de informações que manipulam, mas nada impede que um mesmo SI, encontrado em alguma organização, esteja classificado em mais de um tipo.

4.1 Sistemas de Informação Rotineiros ou Transacionais (SIR’s, SIT’s, SPT’s)

Os SI’s Rotineiros são os mais simples e os mais comuns nas organizações. Eles apoiam as funções operacionais da organização, aquelas realizadas no dia-a-dia. Por isto, são facilmente identificados no nível operacional da organização.

Geralmente, são os primeiros a serem implantados, apesar de esta não ser necessariamente uma regra. A razão é que são os mais fáceis e baratos de serem implementados (ou adquiridos), além de darem origem aos sistemas mais avançados (gerenciais e de apoio à decisão).

Os Rotineiros têm por objetivo processar dados, isto é, fazer cálculos, armazenar e recuperar dados (consultas simples), ordenar e apresentar de forma simples dados para os usuários. Seu benefício principal é a agilização nas rotinas e tarefas, incluindo documentação rápida e eficiente, busca acelerada de informações e cálculos rápidos e precisos.

Entretanto, outros benefícios podem ser conseguidos com este tipo de sistema, como por exemplo confiabilidade, redução de pessoal e custos e melhor comunicação (interna entre setores ou externa com clientes e fornecedores).

Entre os Rotineiros, incluem-se: sistemas de cadastro em geral (inclusão, exclusão, alteração e consulta), como de clientes, produtos e fornecedores; os sistemas de contabilidade (contas a pagar e a receber, balanços, fluxo de caixa, etc); sistemas de vendas e distribuição (pedidos, entregas), folha de pagamento, controle de estoque.

Dois casos especiais de SI’s Rotineiros são:

• os sistemas de gestão empresarial (ERP): responsáveis por administrar, automatizar ou apoiar todos os processos de uma organização de forma integrada; e

• os sistemas de automação comercial: que incluem apoio às vendas, estoque e contabilidade, com uso de terminais ponto-de-venda (PDV) e centrais automatizadas, como se vê em supermercados e lojas em geral.

No mercado hoje existem inúmeros pacotes de software prontos (já implementados) para serem adquiridos, a preços bem acessíveis, o que pode ser mais vantajoso do que desenvolver o software por conta própria ou com terceiros. Entretanto, como qualquer software de prateleira, nem sempre estes pacotes são adequados aos processos da organização (cada organização pode ter pequenas diferenças no seu modo de trabalhar, mesmo sendo de um ramo que pouco se modifica). Assim, pacotes parametrizados que podem ser adaptados ao ambiente local são melhor vistos. A contrapartida disto, é que muitas vezes os pacotes são tão difíceis de serem ajustados, que se faz necessária uma equipe técnica experiente no pacote (uma espécie de consultoria) para realizar o trabalho extra.

Para finalizar, os SIR’s aparecem na base da pirâmide administrativa (nível operacional).

4.2 Sistemas de Gestão Empresarial Integrada - ERP (Enterprise Resource Planning)

São sistemas que unem e integram os diversos sistemas rotineiros ou transacionais de uma organização. Permitem integrar os departamentos, de forma a agilizar processos e ainda gerar o Just-in-time (produção por demanda, sem estoques).

Por exemplo, quando uma venda é feita, a entrada é dada no sistema rotineiro de Vendas, mas o sistema de produção e o sistema de compras já ficam sabendo o que terão que fazer.

Parametrização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com