TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Karl Marx

Artigos Científicos: Trabalho Sobre Karl Marx. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  5.759 Visualizações

Página 1 de 4

1. Explique o significado de alienação dado por Karl Marx.

A palavra “alienação” tem um conteúdo jurídico que designa a transferência ou venda de um bem ou direito. Para Marx, essa palavra incorpora o sentido de desumanização e injustiça. A alienação é um conceito chave na teoria marxista para a compreensão da exploração econômica exercida sobre x trabalhador/a no capitalismo. marxista para a compreensão da exploração econômica exercida sobre o trabalhador no capitalismo.

2. Como Marx concebe as classes sociais e suas relações políticas?

Ele constata que as diferenças entre as classes sociais não se reduzem às diversas quantidades de riquezas, mas expressam uma diferença de “existência material”. Os indivíduos de uma mesma classe social partilham uma situação de classe que lhes é comum, incluindo valores, comportamentos, regras de convivência e interesses.

3. Que fatos históricos contribuíram para a origem do capitalismo?

O principal fato histórico foi a revolução industrial, com as inovações nos meios de produção, junto ao surgimento de máquinas, agilizando a produção. Mas também podemos citar as grandes navegações, como sendo o inicio da globalização; e a reforma protestante, quando a pobreza material passa a ser significado de fracasso espiritual.

4. O que é salário? Como se determina o valor do salário?

O salário o valor da força de trabalho, considerada como mercadoria. O cálculo do salário depende do preço dos bens necessários à subsistência dx trabalhador/a. O tipo de bens necessários depende, por sua vez, dos hábitos e dos costumes dxs trabalhadores/as. Isso faz com que o salário varie de lugar para lugar. Além disso, o salário depende ainda da natureza do trabalho e da destreza e da habilidade dx próprix trabalhador/a. No cálculo do salário de um/a operárix qualificado deve-se computar o tempo que ele gastou com educação e treinamento para desenvolver suas capacidades.

5. Que relação Marx estabelece entre trabalho e valor?

Para ele, o trabalho, ao se exercer sobre determinados objetos, provoca nesses uma espécie de “ressurreição”. Tudo o que é criado pelo indivíduo, diz Marx, contém em si um trabalho passado, “morto”, que só pode ser reanimado por outro trabalho. Assim, por exemplo, um pedaço de couro animal curtido, uma agulha de aço e fios de linha são, todos, produtos do trabalho humano. Deixados em si mesmos, são coisas mortas; utilizados para produzir um par de sapatos, renascem como meios de produção e se incorporam num novo produto, uma nova mercadoria, um novo valor.

6. Segundo o autor de “O Capital”, de onde provém o lucro do capitalismo? Por quê?

Da "mais-valia", que é um conceito que coloca o trabalho como capital, tanto quanto o dinheiro. Max explica que ao produzir um objeto, o trabalho é menos que o capital; ao produzir 100 objetos, por exemplo, o trabalho é igual ao capital; ao produzir mil, digamos, o trabalho supera o capital. Por fim, o trabalho será sempre mais que o capital, valendo mais que o dinheiro, à medida que aumenta a produção.

7. O que significa mais-valia?

Mais-valia é o nome dado por Marx à diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador, que seria a base da exploração no sistema capitalista.

Ex.: Assim como um boi produz mais do que consome e enriquece o seu dono, a classe trabalhadora produz mais valia do que consome e enriquece os proprietários dos meios de produção. Os trabalhadores são os bois do sistema capitalista

8. Aplicando os conceitos de mais-valia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com