TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O trabalho por Karl Marx

Abstract: O trabalho por Karl Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  Abstract  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 3

O TRABALHO por Karl Marx

Karl Marx (1818 - 1883) considera o trabalho como uma relação entre o homem e a natureza, sendo que o homem representa o papel de potência natural, onde emprega as forças de que é dotado, para amoldar a matéria dando-lhe forma útil à vida. Modificando a natureza exterior, altera a sua própria, isto é, desenvolve as faculdades que estavam adormecidas ou latentes.

Contrariando essa e outras teorias, o trabalho foi considerado apenas um dos fatores de produção, juntamente com a natureza, o capital e a técnica. Por influência do Taylorismo, o trabalho, como força produtiva, sofreu uma distinção em dois níveis: o mental, dos administradores e, num plano inferior, o manual, dos operários, restrito ao cumprimento de ordens. Subseqüentemente, a ciência e a tecnologia passaram a ser consideradas como principal força produtiva, em detrimento do trabalho.

É oportuno salientar que o trabalho depende da configuração e do tipo de atividade. O trabalho braçal manifesta-se em movimentos exteriores, como, por exemplo, operação de máquinas, manuseio de instrumentos. O trabalho intelectual manifesta-se no produto, como, por exemplo, programa, projeto, obra literária. Conforme o tipo de trabalho, assim o comportamento do sujeito que o produz.

Outro fator que merece destaque é a divisão do trabalho, considerada na amplitude do social e na divisão de operações e tarefas.

“A divisão do trabalho é fenômeno que se atrela a diferentes critérios no curso da vida humana. Sexo, idade, parentesco, estrato social e formação imperam como fatores. É evidente que, mesmo hoje – tomando-se por exemplo a idade, certas atividades ainda não podem ser confiadas a certos indivíduos porque lhes faltam condições físicas, experiência ou formação, enquanto a outros já não podem ser porque a situação física é desfavorável. O avanço tecnológico, por sua vez, exige não só a competência, mas também a comprovação escolar dela para determinadas funções”.

Artesão

Artesão é um profissional que fabrica produtos através de um processo manual ou com auxílio de ferramentas. Sua profissãousualmente que requer algum tipo de habilidade ou conhecimento especializado na sua prática. No período que antecede a Revolução Industrial a profissão está associada a produção artesanato ou em pequena escala de bens e produtos, quando artesãos se associavam em guildas ou corporações de ofício. No contexto contemporâneo, o artesão é aquele que produz itens de carácter funcional ou decorativo, conhecidos como artesanato, a partir do qual ele obtém a sua renda.

Considerando a forma de produção, o artesão pode ser:

• Artesão-artista: é aquele que por sua criatividade, originalidade, graciosidade e perícia produz peças que provocam profundo sentimento de admiração naqueles que as observam. Exemplos: talhadores, gravadores, escultores, pintor ingênuo (arte naif) etc.

• Artesão-artesão: é aquele que trabalha em série, muitas vezes com ajuda de ferramentas e mecanismos rudimentares, produzindo dezenas de peças, centrado mais no aspecto utilitário das peças que produz que em despertar no observador o sentimento de beleza. Cerâmica ornamentada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com