TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Teoria

Monografias: Trabalho Teoria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

Irving Janis

Irving Janis Lester, percursor da teoria de pensamento em grupo, nasceu em Buffalo – NY em maio de 1918, judeu, casado e pai de duas filhas, Janis foi professor emérito da Universidade da Califórnia e pesquisador psicólogo da universidade de Yale. Conhecido pela teoria que explica as falhas da organização feita por determinados grupos, quando tomam decisões coletivas.

No decorrer da segunda guerra mundial, Janis foi convocado para o exercito dos EUA, onde realizou estudos de norma militar. No ano de 1947, Janis tornou-se membro da universidade de Yale departamento de psicologia onde ficou mantido por quase 40 anos. Em parceria com Carl Hovland e Janis fizeram seus estudos sobre atitude a mudança incluindo o “efeito dorminhoco”.

A teoria do pensamento desenvolvida por Irving concentra-se nas decisões em grupo que direcionam o fracasso, ou seja, Janis tenta mostrar como pessoas competentes se tornam incompetente quando se está pensando em grupo. Essa forma de pensamento é adotada quando os indivíduos de um grupo permanecem isolados pela forma de pensar do seu líder e com isso fazem todas suas vontades, tendo ouvidos apenas para o mesmo sem argumentações, impedindo a livre escolha ou procura de outras condutas.

A escolha dessa teoria veio a partir de debates sobre vários teóricos, portanto, o grupo chegou ao consenso que a “teoria do pensamento em grupo” será relevante, pois notamos o quão importante essa teoria está relacionada à nossa vida acadêmica e pessoal. Podemos citar vários exemplos de como esse pensamento influência nas nossas escolhas: na politica, na escola, em uma decisão no trabalho, entre outros. Seguindo essas diretrizes analisamos que o individuo se torna vulnerável, perdendo a capacidade de fazer julgamentos sólidos e defender o seu pensamento independente.

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »