TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho UAN Escolar - Unidade De Alimentação E Nutrição

Por:   •  15/3/2013  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  3.363 Visualizações

Página 1 de 5

1- Características Gerais

Escola Santa Clara, Ensino Fundamental, particular, em alvenaria, localizada no centro da cidade de Guarapuava-PR, com alunos de primeira a nono ano, sendo um total de 252 alunos, com cinco turmas no período matutino, aproximadamente 112 alunos de primeira ao quinto ano e quatro turmas do sexto ao nono ano no período vespertino, com aproximadamente 140 alunos, sendo que cada turma deverá conter em média 28 alunos. As refeições serão distribuídas em um turno de quinze minutos com inicio ás 10:00 no período da manha e 15:00 no período da tarde.

Os funcionários serão divididos em duas equipes de trabalho. A escola conta com um espaço de 350m², sendo que disponibiliza 122m² para área de produção e 228m² para praça de alimentação.

Serão dois banheiros e dois vestiários, divididos em feminino, masculino.

2- Recursos Humanos

No geral serão cinco funcionários, sendo eles uma nutricionista com ensino superior, uma cozinheira com curso técnico, duas com ensino médio completo, uma com ensino fundamental incompleto.

A nutricionista terá a função de orientar, admitir, demitir, treinar, planejamento de cardápios, política de compras, entre outras. As cozinheiras terão a função de preparos prévios, cocção, as de ensino médio recebimento de matéria-prima, distribuição da alimentação, e manutenção da temperatura do alimento, assim como dos fornos e freezers e as de ensino fundamental incompleto serão auxiliares, com tarefas de limpeza de equipamentos e utensílios.

O processo de admissão será realizado por entrevista, sendo que a experiência e a vontade de trabalhar serão fatores determinantes, o treinamento é embasado com palestras e orientações na prática. A demissão será por descumprimento de tarefas,diminuição do quadro de funcionários, dentre outras, sendo que os documentos utilizados no caso de contratação são, documentos pessoais e carta de referência e na demissão, Os exames exigidos para contratação são os laboratoriais e raspagem de unha e garganta.

3- Política de Cardápio

A escola dispõe de um profissional nutricionista que organiza o cardápio quinzenal que irá de preparações simples até as mais elaboradas, definindo-o como padrão médio, deve conter 40% do total de colorias diário, devido a permanência de meio período na escola.

As refeições serão distribuídas individualmente com auxilio de funcionários, em bandejas diretamente na bancada de distribuição, sendo que os alunos poderão escolher a refeição desde que esteja no cardápio do dia e evitando desperdício.

As preparações serão escolhidas de acordo com a preferência dos alunos, onde no inicio do ano letivo será passado uma lista para conhecimento dos hábitos alimentares das famílias, semanalmente será realizado uma pesquisa de satisfação com alunos, professores e funcionários. Nesta pesquisa será aferida a aceitabilidade de alimentos e preparações, levando sempre em consideração a melhoria na qualidade da alimentação e busca por hábitos mais saudáveis.

4- Políticas de Compras

As compras serão dividas em grupos para recebimento, sendo que os hortifrutigranjeiros recebidos semanalmente, com pedido feito na segunda, entregues na terça-feira, o grupo das carnes quinzenalmente, pedidos quarta-feira, entregue na quinta-feira, pães e leites entregues diariamente e alimentos não perecíveis entregues mensalmente, o pedido de mercadorias deverá ser feito no dia vinte cinco para chegada no dia vinte seis, e utilização a partir do dia vinte e sete, sendo que nas datas de sexta e feriado deverão ser entregue no dia posterior a data.

As compras serão realizadas por processo licitatório, com média de no mínimo três valores para cada produto ( deverá ser do mesma qualidade e marca).

5- Planejamento Físico

Edificação: Localizado no térreo, devido a facilidade de acesso, atividades como recebimento de matéria-prima e descarte de lixo são simplificados, tem mais acessos a luz solar e podendo haver expansões futuras.

Pé direito e largura: Forma retangular sendo que o pé direito dentro da área de produção será de 3,00m, entretanto no almoxarifado, dispensa, vestiários e sanitários o pé direito terá 2,40m.

Paredes: Inteiramente recoberta com tinta lavável e impermeável, não hidroscópica, na cor branca, com exceção das situadas atrás de equipamentos que liberam calor e umidade que deverá ter aço inoxidável. Os cantos devem ser arredondados.

Tetos: Lajem sem revestimento, com sistema de exaustão.

Pisos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com