TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho supervisao escolar

Por:   •  25/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PEDAGOGIA

TRABALHO  ORIENTAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR

E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

POLO

PAMPULHA

2016


TRABALHO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E

ORIENTAÇÃO EDUCAIONAL

Trabalho de Supervisão Escolar e Orientação Educacional.

POLO

PAMPULHA

2016


        Belo Horizonte, 04 de abril de 2016.

Caro Orientador educacional Diogo,

Na escola estamos diante de um espaço que convivem pessoas de todas as classes sociais e culturais , e temos que lidar com as diferenças e conduzir todas as situações de forma estratégica e coerente . E sua função como orientador educacional  é saber lidar com os conflitos e um plano especifico voltado para o ser humano.

E sei que no momento você tem um problema para ser resolvido que é a chegada do João, um aluno que tem 8 anos  que apresenta síndrome do espectro autista, e que é rejeitado pelos colegas e que não tem o comprometimento da professora que falta muito e lidar ainda com os pais dos outros alunos que não querem o aluno na escola ,  sendo feito ate abaixo assinado para que o aluno seja transferido para outra escola. Realmente é uma situação bem frágil e você tem que ter foco na execução em um plano de ação voltado a todos envolvidos na educação, como alunos, professores e toda a comunidade.

Diogo, o que sugiro para você primeiramente e saber sobre a síndrome do espectro autista, conhecendo a respeito dos sintomas e manifestações  e desenvolver um relacionamento com a família do João e equipe multidisciplinar.

Conversar com os pais dos alunos , mostrando a importância de acolher esta criança na escola e que isto é um direito dele, e que temos que lidar com as diferenças que além de ser importante para ele , é importante também para os alunos que estudam na escola e todos envolvidos.

A professora  do aluno tem que ter compromentimento e reunir com toda equipe para mudar esta situação, pois tem que ser um trabalho em conjunto, não um trabalho individual, é importante toda equipe estar comprometida para resultados positivos.

Com relação ao João especificamente deve-se pedir um laudo médico para a família  para solicitar um professor de apoio , para ser feito um trabalho mais completo e voltado para o desenvolvimento do João e verificar o grau do autismo e de acordo com o grau fazer um trabalho especifico e adaptar as necessidades do aluno.

O professor de apoio seria um elo de confiança na relação com o aluno que com certeza fazendo um trabalho especifico e voltado as necessidades do João seria um trabalho positivo e importante para seu desenvolvimento e oferecendo ferramenta para que ele possa aprimorar.

Enfim, o João merece todo respeito e consideração de toda equipe educacional e a comunidade, por isso toda escola deve estar envolvida em um processo de inclusão e aceitação das diferenças.

A sua atuação é muito importante no desenvolvimento de todos os alunos, espero ter ajudado de alguma forma e conte sempre conosco.

Flávia e Lílian        


Referencias Bibliograficas

www.drearaguaina.com.br  Acesso em 04/04/2016.

www.espacoautistablogspot.com.br . Acesso em 04/04/2016





C) A partir da situação apresentada, responda as questões abaixo (sua resposta deverá ser elaborada em um único texto, que contemple os itens “a” e “b”:

a) Qual é o papel de Leila, como supervisora de ensino , frente à situação apresentada?

b) O que Leila pode fazer para auxiliar s escolas pelas quais é responsável, no sentido de enfrentar os desafios que se colocam para a gestão de cada unidade escolar e para a equipe de professores do ciclo de alfabetização (1° ao 3º ano) de cada uma das 4 escolas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com