TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho pedagógico escolar

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Ministério da Educação - MEC

Universidade Federal do Paraná - UFPR

Setor de Educação

Coordenadoria de Integração de Políticas de

INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Educação a Distância – CIPEAD

CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

[pic 2]

Nome do (a) aluno (a):         Silvana de Melo Fontes                        GRD 20130131

Pólo: Peruíbe

Turma: 2013

Tutor presencial: Karina Saliba  

Tutor à distância: Edna Cristina Bueno Bighi Gazim

Professor(a): Gracialino da Silva Dias

Disciplina: EDP 046 – Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem

Data: 21/09/2015

Atividade2 : O trabalho pedagógico escolar”.

Produzir um texto fundamentado com as “leituras complementares” da Unidade 1, acerca das grandes questões presentes no contexto histórico em que nos inserimos como educadores, destacando a relação entre o trabalho pedagógico escolar e o processo de formação humana (máximo de duas páginas).

Entende-se que o processo de formação humana está intimamente ligado a questão do trabalho pedagógico escolar. Assim como está ligado a mudanças.

Mudanças estas que deveriam estar embasadas por responsabilidade social, promovidas com decoro, ou seja, promovida por pessoas dotadas de dignidade, brio, respeito, decência, respeito por si mesmo e pelos outros.

Freire esclarece que a escola deve ser vista e identificada como espaço que promove o ensino aprendizagem, devendo propiciar debates, ideias, reflexões, soluções, onde o educando aprende a partir de suas próprias experiências, adquirindo nela condições de se auto emancipar intelectualmente, independente dos valores da classe dominante.

Freire ainda pontua que a escola não deve ser vista apenas como um espaço físico, e sim como uma postura, um modo de ser. Sabe-se que a escola não é o único espaço de veiculação de conhecimento, portando, deve-se procurar identificar outros espaços, com a intenção de propiciar a interação de práticas pedagógicas diferenciadas de forma que contribua a formação humana, permitindo que estes se tornem indivíduos críticos e conscientes de suas possibilidades de atuação no contexto social.

No entanto, infelizmente o que se vê dentro do contexto escolar ainda está muito aquém daquilo que deveria ser, o que se vê muitas vezes é um desprezo pelo que é realmente relevante, observa-se o enriquecimento do país, assim com o aumento da taxa de desemprego, e a divisão desonesta do dinheiro público.

Além disso, o que se observa na contemporaneidade, dentro do contexto escolar são professores desmotivados num país que se preocupa muito mais com eventos esportivos e seus atletas com salários milionários do que com questões relacionadas com ética moral, solidariedade, cooperação e respeito pelos mais frágeis. Assim, a sociedade cada vez mais contribui para que formemos jovens para “ter” e não para “ser”, continuam aprendendo que viver é competir e que a vida sem valor de mercado simplesmente não tem valor algum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (54.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com