TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho UNOPAr Administração

Artigo: Trabalho UNOPAr Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Este estudo tem como objetivo explicitar a importância de ferramentas de controle financeiro para uma boa gestão, para assim poder projetar a longo prazo , quais decisões tomar ,levando em conta tributos a pagar, o valor do dinheiro no tempo, e as taxas propostas pelo mercado financeiro atual.

Para se ter um bom funcionamento, levando – se em consideração a situação atual como base para uma perspectiva do futuro empresarial, é necessário os seguintes fatores:

• Fluxo de caixa

• Custo de oportunidades

• Orçamento empresarial

• Payback descontado

O fluxo de caixa é uma ferramenta de controle de entradas e saídas de capital, é de suma importância para o administrador,pois serve como parâmetros para decisões futuras.Através do fluxo que se conhece a saúde financeira da instituição,saúde esta que nos permite organizar o custo de oportunidade.

Custo de oportunidade é um comparativo do ganho atual com oportunidades de faturamento no mercado em uma outra aplicação. Exemplo:

Um administrador, analisando o fluxo de caixa de sua empresa, constatou que seus dividendos são inferiores a uma aplicação em CDB, o que torna inviável reenvestir seus lucros e correr este risco de mercado,sabendo que a aplicação em CDB é mais conservadora, o que significa um investimento mais seguro.

Toda empresa bem estruturada, deve ter um orçamento empresarial; Ele é a estimativa dos resultados dos investimentos e responsável por determinar a viabilidade da operação.

Exemplo: Em uma reunião empresarial,foi solicitado pelo diretor geral de produção, uma projeção dos resultados do mês subsequente, para assim saber se atende a espectativa dos investidores que determinaram uma taxa de corte de 15% ao ano, ou seja, um resultado menor que esta taxa, torna o projeto inviável.Nesta ocasião, se o resultado for menor que 1,25% mensais, o projeto é inviável, o que leva a empresa a realizar um plano B.

Payback descontado é um cálculo que demosntra quanto tempo o investidor precisará para obter o retorno do investimento, levando em conta o valor do dinheiro no tempo,descontando taxas de juros e outros tributos.

Taxas, contribuições e impostos

Impostos: É o tributo cujo o fator gerador é uma situação que independe de uma contraprestação estatal específica, relativa ao contribuinte.

Taxas:É uma espécie tributária prevista em lei e cobrada pelo poder público em situações específicas.

Contribuição: A contribuição, tal como a taxa, é um tributo que depende de certa atividade estatal , já que, o fato gerador, resulta da realização de uma obra pública de que decorra uma valorização ou melhoria das propriedades adjacentes a obra realizada.

Competência tributária

É simplesmente o poder de tributar, ou seja, a possibilidade de os entes políticos ( união , estado e municípios) criarem tributos.

Mercado de capitais

É uma comunidade onde tomadores e investidores se relacionam.

Entrevista em campo

Em uma entrevista realizada em campo, na região do São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com