TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Unopar

Ensaios: Trabalho Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.290 Palavras (10 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O Boticário que é a antiga denominação de "farmacêutico”, foi o nome adoptado por Miguel Krigsner, para a sua farmácia de manipulação, que abriu portas, no dia 22 de Março de 1977 no centro da cidade de Curitiba, localizada no estado do Paraná. A ideia surgiu depois de um curso em Porto Alegre em que Krigsner participou, onde a manipulação artesanal de medicamentos começava a ser redescoberta, dando ao paciente uma opção de tratamento personalizada, principalmente dentro da dermatologia. Mais do que uma simples farmácia teria de ser um local aprazível, onde as pessoas se sentissem bem. Em vez dos balcões repletos de remédios, a loja tinha uma sala alcatifada, sofá, revistas e café para aqueles que quisessem aguardar pela preparação da sua receita. O objetivo principal desta atividade de produção textual é uma análise geral abordando todos os conceitos embasados através de um artigo sobre gestão de marketing em uma empresa do Brasil popularmente conhecida como o Boticário.

Com o aumento da idade média a população vem gastando cada vez mais com cremes, batons, perfumes. A maior participação das mulheres no mercado de trabalho também impulsionou os cosméticos. Poucas empresas estão preparadas para aproveitar esse fenômeno como o Boticário. Durante o processo de desenvolvimento de um produto, as áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Marketing de Produto e Comunicação são responsáveis por sua denominação comercial, levando em conta característica como proposta comercial, público-alvo, mensagem social, entre outras.

DESENVOLVIMENTO

A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo. CIM desempenha um importante papel no processo de desenvolvimento e manutenção da identidade.

A definição do conceito e a utilização da Comunicação Integrada de Marketing (CIM) ainda apresentam-se de forma muito variada e generalizada, sendo que diversos conceitos, aplicações e metodologias são discutidos no meio acadêmico com certa dificuldade. Apesar de ser estudada e utilizada por aproximadamente duas décadas, o conceito da CIM ainda encontra-se em desenvolvimento tanto na academia quanto no ambiente de mercado.

Shimp (2002) afirma que a prática da CIM é um dos mais importantes desenvolvimentos de marketing dos anos 90. As empresas que lidavam com os elementos de comunicação como atividades de marketing isoladas, foram obrigadas a rever suas decisões e a integrar suas ações para obterem sucesso no cenário atual. Para o autor, a comunicação integrada de marketing é o processo de desenvolvimento e implementação de várias formas de programas de comunicação persuasivos com clientes existentes e potenciais no decorrer do tempo. A comunicação interna fica entregue à área de Relações Públicas, os jornalistas editam os house organs, a publicidade é responsabilidade dos profissionais de marketing, as relações governamentais ficam a cargo de um lobista, e assim por diante.

A propaganda, provavelmente, considerada a mais importante no processo de comunicação de marketing. Não há divergências dos autores quanto à definição da propaganda, como uma comunicação não pessoal, paga, que se utilizam várias mídias, feita por empresas comerciais, organizações sem fins lucrativos ou indivíduos que, de algum modo, são identificados na mensagem da propaganda e cuja expectativa é informar ou persuadir os componentes de uma audiência particular. Promoção de vendas, dada à natureza de negócio de cada organização, possui um vínculo com o consumidor final. É ali que a organização se diferencia das demais concorrentes, despertando, assim, as necessidades do consumidor que se identifica com a promoção.

Relações públicas é uma ferramenta muito comum nas grandes organizações, que vem sendo cada vez mais implementada, devido a sua importância, pois é ali que se vive uma maior proximidade com o cliente. Também se faz presente nas questões intermediárias entre diretoria e presidência. O composto de Marketing Direto. Pesquisa mercado, Identificação de clientes potenciais, Conquistar novos clientes, Fidelização de clientes, Divulgação da marca e dos seus produtos ao público alvo definido, Rentabilização da Força de Vendas, Maximização do lucro, Obtenção de resultados mensuráveis, O composto promocional é um subitem do composto de marketing, envolvendo a combinação de outras variáveis para satisfazer a necessidade do mercado alvo, em que o administrador de marketing procura com o composto promocional atingir a combinação ótima de vários elementos promocionais para alcançar os objetivos. Venda Pessoal é outra ferramenta que toda organização precisa ter e muito bem estruturada, naturalmente variando de acordo com o tipo de negócio, é uma boa equipe de vendas capaz de entender bem seu ramo de atividade, proativa e com foco no cliente.

O Boticário inaugurou o Centro de Relacionamento com o Cliente (CRC), antes mesmo de esta prática ser uma exigência do código de Defesa do Consumidor, criado no ano seguinte. Para atender os consumidores de forma mais eficiente, o Boticário também está conectado à internet, monitorando espaços virtuais como Blogs e Redes Sociais, a fim de dialogar com os internautas e promover sua confiança na marca. Todas as informações colhidas pelo CRC ou pela internet influenciam em ações para a melhoria contínua do atendimento. Periodicamente, O Boticário faz pesquisas de opinião sobre seus produtos e também ouve a opinião de grupos de referência de diversas faixas etárias. Mais que uma ferramenta para o negócio, as pesquisas promovem o livre pensar, a diversidade de opiniões e a liberdade do consumidor em se manifestar sobre o que deseja consumir. Uma das propagandas que desperta ainda mais o ego feminino é. “A vida é bonita mais pode ser linda.” Os preços são tabelados em qualquer lugar do mundo o produto custará o mesmo valor. E para atrair a classe C O Boticário lançou produtos que custavam até 50% menos que as linhas de entradas dos concorrentes.

O que levou a empresa a chegar a esse sucesso foi é a maior rede de franquias em perfumaria e cosméticos do mundo, com cerca 3.220 lojas, distribuídas em mais 1.640 municípios brasileiros, o Centro de Relacionamento com o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com