TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Unopar

Ensaios: Trabalho Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 2

1) INTRODUÇÃO :

Este Plano de Aulas tem porfinalidade abordar a análise do futebol, não somente como um aspecto lúdico, mas como objeto de estudo na disciplina de História a partir de materiais iconográficos, fonográficos, textuais e com o envolvimento de mídias. EstePlano tem a duração de três (03) aulas e insere-se em um planejamento de Ensino de História para alunos do Ensino Médio.

Essa atividade pode ser incluída em um planejamento que vise trabalhar com os alunos em eixos didáticosque possam abrir margem a temas transversais, como por exemplo, o futebol. O tema central se refere à História dos cidadãos, proposta esta que busca refletir temas diretamente ligados com o modo de vida de nossa sociedadecontemporânea.

Os métodos utilizados nessa proposta seriam: trabalhar com documentos visuais e textuais, elaboração de painéis acerca de um determinado tema, mostrar diferentes versões sobre um assunto a partir dautilização de uma bibliografia atualizada.

Os objetivos desse planejamento seria inserir os alunos em discussões que envolvessem suas realidades, como desenvolver a leitura crítica de determinadas obras que os levem a discutirdireitos, cidadania, mundo do trabalho, dominação, resistência, entre outros temas.

O tema abordado nesse Plano de Aulas se articula com o planejamento de Ensino de História através da percepção de que o futebol, tomadoenquanto proposta pedagógica, pode ser encarado como um instrumento que proporcione aos alunos um assunto rico para ser tratado em sala de aula.

O futebol, tomado como manifestação cultural e reconhecido como fenômenosocial, tem dimensões positivas ligadas ao espetáculo, à motivação e à alegria das pessoas. Por outro lado, traz também a violência, parte integrante dos noticiários esportivos, tanto em campo, entre os jogadores, quanto [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com