TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Unopar

Trabalho Escolar: Trabalho Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  2.976 Palavras (12 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

APÊNDICES 16

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 16

ANEXOS 18

ANEXO A – Título do anexo 18

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta a produção textual interdisciplinar individual 2° semestre do curso de Administração e tem como objetivo aplicar os conceitos das disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia, Teoria da Administração II, Comportamento Organizacional, Metodologia Cientifica e Estatística. Vamos abordar vários temas para aprofundar mais nossos conhecimentos, entre esses temas falaremos sobre as principais características da lei da oferta e da demanda, gestão do conhecimento, falaremos também sobre internalização, externalização, socialização e combinação, processo de comunicação, tipos de comunicação interna que a empresa pode realizar, abordaremos o tema sobre a diferença entre a amostragem probabilística e a amostragem não probabilística e alguns outros assuntos sugeridos pelos professores.

2 DESENVOLVIMENTO

Vamos começar esse trabalho falando sobre a lei da oferta e da demanda, pois em economia, a Lei da Oferta e Procura, também chamada de Lei da Oferta e da Demanda, é a lei que

estabelece a relação entre a demanda de um produto - isto é, a procura - e a quantidade que é oferecida, a oferta . A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços.

Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito à procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço.

A estabilização da relação entre a oferta e a procura leva, em primeira análise, a uma estabilização do preço. Uma possível concorrência, por exemplo, pode desequilibrar essas relações, provocando alterações de preço.

Ao contrário do que pode parecer a princípio, o comportamento da sociedade não é influenciado apenas pelos preços. O preço de um produto pode ser um estímulo positivo ou negativo para que os consumidores adquiram os serviços que necessitam, mas não é o único.

Existem outros elementos a serem considerados nesta equação, entre eles:

Os desejos e necessidades das pessoas;

O poder de compra;

A disponibilidade dos serviços - concorrência;

Existência de produtos complementares ou substitutos;

A capacidade das empresas de produzirem determinadas mercadorias com o nível tecnológico desejado.

Da mesma forma que a oferta exerce uma influência sobre a procura dos consumidores, a freqüência com que as pessoas buscam

determinados produtos também pode aumentar e diminuir os preços dos bens e serviços.

2.1 Quais são os itens do mercado que podem influenciar a demanda ?

O conhecimento e a previsão da demanda é vital para o bom atendimento dos clientes e ainda para o próprio funcionamento da empresa. Se não tivermos uma clara previsão sobre a demanda, e principalmente sobre suas oscilações, poderemos sofrer com a falta ou excesso de mercadorias, em ambas as situações as conseqüências podem se catastróficas. As causas mais comuns para variação da demanda são:

1) A tendência (fatores de mercado, moda etc. Que podem influenciar de alguma forma a demanda).

2) A sazonalidade (fatores cíclicos como as estações do ano, por exemplo, e que influenciam direta ou indiretamente a demanda de determinados produtos).

3) A aleatoriedade (o incerto, o acidental, o acaso e que pode influenciar a demanda).

4) As promoções, eventos etc (nesses casos, a demanda é afetada diretamente por fatores criados pela própria empresa e que podem ou não se repetirem).

3.1 – quais são os principais itens que influenciam a oferta ?

Os principais fatores que afetam a oferta são:

1º - Preço: Caso haja uma elevação de preços é natural que os produtores se sintam mais propensos, ou seja, mais interessados em produzir.

2º - Escassez de bens substitutos: Caso um bem substituto sofra uma redução em sua oferta os produtores do bem que substitui ao primeiro podem

se sentir mais interessados em produzir para saciar a demanda que agora está aberta.

3º - Redução nos custos de produção: Em alguns momentos os preços das matérias primas de determinado produto sofrem uma redução, assim é possível produzir uma quantidade superior com quase a mesma quantia de capital, assim podem gerar estoques, exportar ou até mesmo vender no mercado com um preço inferior.

4º - Demanda: Caso haja um aquecimento no nível de demanda da sociedade por determinado bem ou pelo bem substituto deste primeiro bem é certo que os produtores elevarão o nível de produção para saciar tal fator.

Outros fatores mais complexos seriam os subsídios do governo ou a eliminação de impostos além da redução das taxas de juros, todos esses aspectos influenciam o nível de oferta.

4.1 – comente sobre equilibrio de mercado.

O mercado de um produto encontra-se em equilíbrio quando as quantidades oferecidas desse produto são iguais as quantidades procuradas. O preço para o qual as quantidades oferecidas vão ser iguais às quantidades procuradas é o preço de equilíbrio. A quantidade de equilíbrio é a quantidade em que tanto a procura como a oferta são iguais. Quando a oferta é maior que a demanda, ocorre liquidação por parte das empresas como forma de reduzir seus estoques. Quando a demanda é maior que a oferta, as empresas aumentam a quantidade ofertada e, conseqüentemente, os preços dos produtos, fazendo assim com

que a demanda diminua. Nesses dois casos, o objetivo da empresa é levar o mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com