TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Unopar

Ensaios: Trabalho Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

A Economia é um campo de conhecimentos especializados cujo interesse é a análise e previsão das atividades sociais relacionadas à produção e distribuição de produtos e serviços. Também chamada de métodos quantitativos a estatística encontra-se presente em nosso dia a dia em praticamente todos os instantes. São utilizados como ferramentas de gestão, normalmente representados por gráfico e tabelas. Ética, Politica e Sociedade são as ciências do comportamento moral dos homens em sociedade, é o conjunto de normas de comportamento e formas de vida através do qual o homem tende a realizar o valor do bem.

Questões

1- caro aluno, você já observou quantas informações econômicas são apresentadas na mídia e como elas afetam o ambiente de produção, distribuição e comercialização das empresas. Ouvir notícias sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de juros e as compras a prazo e as constantes interferências do governo com a adoção de medidas econômicas virou rotina diária do jornalismo. Neste sentido três grandes temas são recorrentes: inflação, taxa de juros e taxa de câmbio. Pesquise nos materiais e descreva o conceito destes três termos. Para complementar seu texto seu texto pesquise na internet uma noticia sobre cada um destes termos como exemplo. Você pode seguir o seguinte esquema: "A inflação. (coloque o conceito de). Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, (coloque o trecho, parte ou um resumo da noticia e completar com algum comentário seu)".

• Inflação: É a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Índices de preços dentro de uma faixa entre 2 a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estabilidade de preços. Inflação "zero" não é o que se deseja, pois pode estar denunciando a ocorrência de uma estagnação da economia, momento em que a renda e, consequentemente, a demanda, estão muito baixas, significando alto desemprego e crise.

A palavra inflação é utilizada para significar um aumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária, o que é às vezes visto como a causa do aumento de preços; alguns economistas (como os da Escola austríaca) preferem este significado, em vez de definir inflação pelo aumento de preços. Assim, por exemplo, alguns estudiosos da década de 1920 nos Estados Unidos referem-se à inflação, ainda que os preços não estivessem aumentando naquele período. Mas de um modo geral, a palavra inflação é usada como aumento de preços, a menos que um significado alternativo seja expressamente especificado. Outra distinção também se faz quando se analisam os efeitos internos e externos da inflação: externamente, a inflação se traduz mais por uma desvalorização da moeda local frente a outras, e internamente ela se exprime mais no aumento do volume de dinheiro e aumento dos preços.

Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, Inflação em queda, com índices de julho e agosto baixos e a cesta básica mais barata em várias capitais; além de emprego em crescimento e ações para combater desajustes no câmbio. Esses foram alguns dos pontos destacados nesta terça-feira, 10, na coluna "Conversa com a presidenta", publicada semanalmente em cerca de 200 jornais brasileiros. Na edição de hoje, foi resgatada a temática abordada pela presidente Dilma Rousseff em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV da última sexta-feira (6), pelo Dia da Pátria. Na mensagem da presidente, ela lembrou que o governo está tomando medidas eficazes para conter as oscilações bruscas do dólar, destacando que esse movimento tem afetado economia de todos os países emergentes, sem exceção. Ela frisou que 2013 tem sido período de intensos desafios políticos e econômicos não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

"Apesar da delicada conjuntura internacional, nossa economia continua firme e superando desafios. Acabamos de dar uma prova contundente. No segundo trimestre, fomos uma das economias que mais cresceu no mundo. Superamos os maiores países ricos, entre eles os Estados Unidos e a Alemanha. Nosso tripé de sustentação continua sendo a garantia do emprego, a manutenção da inflação sob controle e a retomada gradual do crescimento", reforçou o material desta terça-feira. Na coluna publicada hoje, Dilma cita que apesar de o País ter avançado "como nunca nos últimos anos, o governo tem humildade e autocrítica para admitir que exista um Brasil com problemas urgentes a vencer". “Diante desse cenário, a presidente afirma que a população tem todo o direito de se indignar com o que existe de errado e cobrar mudanças”. Para superar esses problemas, a presidente alerta que o governo está aprofundando os cinco pactos para acelerar melhorias na saúde, na educação e no transporte, e para aperfeiçoar a nossa política e a nossa economia. Trata-se de um conjunto de ações proposto por Dilma após a onda de manifestações populares que tomou conta do País em junho.

A população se revoltou com as decisões do governo que vem apresentando com os grandes gastos com estádios relacionados à copa do mundo de 2014, deixando de lado a Saúde e a educação do Brasil. Assim lutando pelos seus direitos a população resolveu se manifestar.

• Taxa de juros: A taxa de juro é o preço ou o valor do dinheiro. Representa o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado - taxa de juro ativa - ou o rendimento que se recebe quando se faz uma aplicação financeira – taxa de juro passiva. Existem essencialmente duas taxas de juro relevantes para os agentes económicos: a taxa de juro de referência, definida pela autoridade monetária, que no caso europeu é o Banco Central Europeu (BCE) e as taxas Eurico. A primeira tem uma grande influência na atividade económica podendo estimulá-la ou reduzi-la. A segunda, as taxas Eurico, são relevantes porque servem de indexastes na maioria dos créditos concedidos aos agentes económicos. As taxas Eurico têm quatro prazos diferentes - a 1, 3, 6 e 12 meses – que representam a expectativa dos agentes económicos em relação à evolução da taxa de juro de referência estipulada pelo BCE nesse período.

Por exemplo, caso o valor das taxas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com