TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Unopar

Monografias: Trabalho Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem para aproximar o Administrador de empresas aos conceitos relacionados ao Mercado e à Implantação de Projetos.

O estudo aqui apresentado tem por objetivo demonstrar de forma resumida os conceitos de Gestão de Projetos, Administração da Produção, Logística, Empreendedorismo, Marketing, Plano de Negócios e Análise de Mercado, para servir de base para trabalho final a ser apresentado em grupo, em que serão desenvolvidas as partes práticas dos conceitos aqui apresentados.

Todos estes conceitos são cruciais para formação e introdução do Administrador no mercado de trabalho e no aprendizado contínuo que norteia sua formação.

Em síntese, todos os conceitos apresentados vêm para elaborar na cabeça do administrador a linha de raciocínio para o desenvolvimento de um projeto, como a abertura de uma empresa. Mostra a capacidade que o profissional deve adquirir para gerir, controlar, organizar, administrar, desenvolver, pesquisar e empreender no mercado cada vez mais competitivo e saturado.

Um dos conceitos mais importantes aqui apresentados e que deve ser tendência de todo profissional que estuda Administração de Empresas é do intraempreendedor, que se resume no profissional que mesmo sendo empregado tem mentalidade de dono do negócio e é capaz de desenvolver métodos sempre inovadores de melhoria na produção das empresas.

Assim, para explorar estes conceitos, foi feito um estudo bibliográfico amplo nos diversos ramos em que se enquadra este trabalho, conforme será mostrado, a seguir.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO DE PROJETOS

A Gestão de Projetos, como um dos conhecimentos primordiais para um Administrado, vem para agregar valor à formação deste profissional, sendo assim um dos conceitos mais importantes do curso.

Antes de verificar a importância da Gestão de Projetos, é preciso ter a noção do que é um projeto e quais as suas necessidades para ser bem desenvolvido e obter o retorno esperado.

Segundo Menezes (2007), projeto é “um empreendimento único que deve apresentar um início e um fim claramente definidos e que, conduzido por pessoas, possa atingir seus objetivos, respeitando os parâmetros de prazo, custo e especificações.”.

Tal definição nos leva esperar que o projeto seja uma sequência de atividades bem orquestradas que resumem numa benfeitoria final.

Casarotto Filho et al (2000) explicam que a decisão da implementação de um projeto deve considerar:

 critérios econômicos (rentabilidade do investimento);

 critérios financeiros (disponibilidade de recursos); e

 critérios imponderáveis, que são fatores não conversíveis em dinheiro, como a boa vontade de um fornecedor.

A Gestão de projetos vem justamente para gerir os três fatores citados acima, para que toda e qualquer atividade inerente ao projeto ocorra de forma planejada e dentro das linhas de base.

Para definir as linhas de base de todo o projeto, primeiro deve-se ter relacionamento com os três pilares: custo, tempo e escopo, conforme abaixo, segundo o PMBOK:

 O Gerenciamento de Custos em um projeto é definido como o conjunto de métodos utilizados para que o projeto seja executado dentro orçamento projetado;

 O Gerenciamento de Tempo é definido como o conjunto de métodos que permite a execução de todas as atividades dentro do prazo pré-estipulado na elaboração do projeto; e

 O Gerenciamento de Escopo é definido como o conjunto de métodos que possibilita o controle para que as atividades planejadas não sejam extrapoladas ou suprimidas durante toda a execução do projeto.

As linhas de base, anteriormente citadas, nada são além do que as métricas pré-estabelecidas na concepção do projeto para o custo (o máximo que pode ser gasto), o tempo (o período máximo para a execução do projeto), o escopo (o conjunto total de atividades necessárias para a finalização do projeto.

Outros conceitos importantes para a definição do que é gerenciamento de projetos são, segundo o PMBOK:

 Stakeholders (Partes Interessadas no projeto): refere-se ás pessoas, grupos ou mesmo outras empresas, cujos interesses podem ser afetados forma positiva ou negativa, direta ou indiretamente, com a execução e conclusão do projeto;

 Escopo: todo o trabalho (conjuntos de atividades) requerido para a construção do produto do projeto e sua conclusão com sucesso;

 Tempo (Cronograma): processos que definem se o projeto será concluído no prazo planejado;

 Custo (Orçamento): planos e ações que determinam se o projeto está dentro do valor esperado;

 Qualidade: satisfação dos clientes por meio do cumprimento de todos os requisitos exigidos na concepção do projeto;

 Risco: atuações, geralmente não esperadas ou planejadas, que podem interferir negativamente num dos pilares do projeto;

 Oportunidade: atuações, geralmente não esperadas ou planejadas, que podem interferir positivamente num dos pilares do projeto.

Com os conceitos acima citados, pode ser resumir Gerenciamento de Projetos como o controle de todas as atividades executadas, para que não ultrapassem os valores orçados e o tempo previsto, a fim de afetar as partes interessadas, em sua maioria positivamente, aproveitando todas as oportunidades, erradicando os riscos e atendendo as exigências dos clientes com toda a qualidade esperada.

A utilização da Gestão de Projetos nos menores projetos que a empresa pretenda fazer é de suma importância para a boa execução e garantia da qualidade da entrega.

2.2 ADMINISTRAÇÕES DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

2.2.1 Gestão por Competência

Outro ponto importante para todo administrador é sabe gerenciar os seus recursos humanos e absorver o seu potencial da melhor forma possível. Para tanto, necessita de profissionais competentes.

A expressão competência, nos conceitos antigos da Administração de Empresas designava apenas o que uma pessoa era capaz de desempenhar de modo simplesmente eficiente uma determinada função.

Com o passar do tempo e o desenvolvimento nos conceitos de gestão e nas maiores aplicabilidades do poder intelectual dos profissionais, o conceito de competência passou a ser tratado como “o aprendizado coletivo na organização, especialmente como coordenar as diversas habilidades de produção e integrar as múltiplas correntes de tecnologias” (CARBONE et al., 2005).

Assim, com um melhor aproveitamento do profissional e um maior conhecimento de Gestão, surgiu o termo Gestão por Competência, que se resume, segundo Carbone et al, 2005, em competências multidimensionais. Tais competências são consideradas importantes por terem as características de:

 Dinamismo – há constante interação entre pessoas e grupos dentro e fora da organização, onde buscam sempre a ampliação e a atualização;

 Sistematicidade – envolvem a troca constante e ordenada de influências com o ambiente externo;

 Conectividade – há intensa relação entre competências, profissionais, ambientes e características;

 Desempenho – sempre induzem à ampliação e a melhoria das relações, das dinâmicas, dos sistemas e das conexões.

De forma resumida a Gestão por Competência vem para possibilitar ao profissional um melhor aproveitamento de suas habilidades, uma aproximação maior com outros setores, um crescimento profissional facilitado e maior poder dos gestores sobre seus profissionais.

As empresas no mundo atual valorizam tais conceitos e os implanta de forma a influenciar mais nos serviços prestados e na valorização do profissional.

...

Baixar como  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »