TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Unopar

Trabalho Universitário: Trabalho Unopar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  2.511 Palavras (11 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 11

O presente trabalho apresentará a descrição dos aspectos organizacionais da empresa Perimetral Agro Industrial S/A-Matriz - CNPJ: 00.000.000/0000-00, INSCRIÇÃO ESTADUAL: 123456789, INSCRIÇÃO MUNICIPAL:123.456/78, localizada na fazenda Perimetral, Zona Rural, Cep:57.800.000, na cidade de Ibrantina-MS.

A temática abordada segue os desafios propostos pelos professores do semestre e suas orientações. A ferramenta utilizada metodologicamente apresentará o gênero textual.

No entanto, frente aos questionamentos apresentados pelo ao gestor e fundador da fictícia empresa, será ressaltado os elementos que compõem a estrutura formal, descrevendo os principais aspectos relacionados. Entretanto, para alcançar esses desafios buscaremos apoio com os docentes das disciplinas: Introdução à Economia; Introdução à Contabilidade; Matemática e a disciplina Teoria da Administração II.

2 DESENVOLVIMENTO

Administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações. Afinal a arte de administrar financeiramente se constrói no dia a dia e futuramente nas empresas, através da aplicação dos instrumentos financeiros e por meio de um planejamento coerente e utilização mais eficiente dos recursos disponíveis. Assim, as indicações destes instrumentos financeiros deverão ser entendidas como mero primeiro passo numa jornada plena rumo ao lucro. Em seguida temos setores importantes como Recursos humanos, Financeiro, Marketing e Produção os quais são imprescindíveis para uma organização e quem sabe organizar e administrar segue rigorosamente tais conceitos.

O departamento de RH é responsável por gerenciar, executar ações que visem ao comprometimento, desenvolvimento e integração entre os funcionários, garantindo o melhor aproveitamento de suas capacidades. Entre suas atribuições estão à elaboração e processamento das folhas de pagamentos, administração e concessão de benefícios aos colaboradores. O departamento também é responsável pelas informações prestadas a órgãos legais, governamentais e fiscalizadores, pelo recolhimento dos encargos referentes à folha. Já o setor financeiro é responsável pela administração dos recursos financeiros da empresa. Isso significa assessorar a empresa como um todo, no sentido de fazer com que os ganhos por ela obtidos sejam suficientes não só para cobrir todos os gastos do dia-a-dia, mas também para gerar lucros e assim garantir o seu desenvolvimento no futuro.

O marketing, está focado na satisfação das necessidades, desejos e exigência dos clientes a curto e longo prazo e esta encarregado de solidificar a empresa no mercado atuante, sendo uma questão de extrema importância. A área de produção realiza o desenvolvimento dos produtos com qualidade, eficiência e rapidez, sem desperdícios.

2.1 DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS:

Organizar e separar documentos por assunto, sendo os manuseáveis colocados em arquivos ativos, e os que não são usados com frequência guardados em arquivos inativos, deve realizar também a seleção de pessoas já capacitadas para o cargo disponível economizando assim, tempo e evitando rotatividade de funcionários.Organizar um plano de carreira para os funcionários, de forma que os motivem a serem mais próximos da empresa, demonstrando o quanto são importantes para e fundamentais para o crescimento da mesma. Criar cronogramas motivacionais para os colaboradores, como reuniões, palestras e festividades. Organizar a vida organizacional de cada funcionário, reavaliando salários, promoções e alocações em cargos.Realizar o controle da produtividade de forma transparente para que o funcionário esteja ciente de como está à empresa em relação a ganhos e perdas, estando ele preparado para mudanças e adaptações. Efetuar pesquisas frequentes sobre ambiente interno e externo, oportunidades, perigos e riscos que a mesma pode sofrer tentar implantar uma nova mudança cultural ressaltando a importância dos equipamentos de segurança para melhor rendimento e desempenho.

2.2 DEPARTAMENTO FINANCEIRO E CONTÁBIL

Possuir um planejamento diário, mensal e anual de todas as atividades rotineiras, obter planilhas que controlem custos, contas a pagar e a receber. Obter o controle de todas as contas e seus vencimentos para melhor giro do dinheiro em caixa, ter uma pessoa de extrema confiança para realizar tais transições, no qual organize e realiza balanços e demonstrativos de despesas, é importante também manter arquivados todos os documentos utilizados nessas operações.Investir em máquinas que exijam pouca mão de obra, e obtenham baixo custos e bons prazos.A empresa deve dispor do salário dos funcionários em dia, pois é o que motiva os colaboradores, assim como porcentagens e gratificações, fazendo com que o mesmo cumpra as metas e busque novos clientes.Deve haver muito cuidado para que a empresa não comece a consumir o próprio lucro, realizar produtos de qualidade boa é gerar lucro, pois os que obtêm defeitos geram uma nova fabricação desperdiçando material, e pode também fazer com que o comprador desista da compra e migre para a concorrência, levando uma má impressão da organização.

2.3 DEPARTAMENTO DE MARKETING:

Identificar o público alvo e analisar a concorrência do mercado. Divulgar a empresa no mercado atuante, formar parcerias interessantes para o ramo, identificar vendedores capacitados a divulgar e oferecer o produto efetuando uma venda que passe confiança e segurança, obter uma entrega rápida e segura, sempre respeitando acordos de datas e horários, passando assim credibilidade do serviço oferecido. Deve criar uma linha de produtos que motive o cliente a comprar, acumulando pontos e trocando por algumas vantagens como brindes ou descontos em alguma compra. A empresa também deve criar produtos com o logotipo da marca para que o mesmo seja divulgado de uma forma mais atraente. Disponibilizar um atendimento diferenciado além de um ótimo produto, segurando assim a satisfação dos clientes, identificar áreas de vendas como produtoras de eventos, consultórios, empresas e etc.

2.4 DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO:

Planejar todas as atividades, definir os colaboradores responsáveis por cada função na empresa, disponibilizar em um quadro os setores e seus respectivos responsáveis. É muito importante obter um manual para cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com