TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Unopar Diversidades

Monografias: Trabalho Unopar Diversidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

DAIANE FALETTI

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL DIVERSIDADES CULTURAIS

AS DIVERSIDADES PRESENTES NA SOCIEDADE

FRAIBURGO

2013

DAIANE FALETTI

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

EIXO TEMÁTICO: AS RELAÇÕES SOCIAIS E SUAS DIVERSIDADES

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.

Profs. Bernadete Strang, Fábio Luiz da Silva, Lilian Salete A. M. Lima e Marcia Bastos e Okçana Batini.

Tutora eletrônica: Pâmela Ribeiro Corrêa Dias.

Tutor(a) de sala:

FRAIBURGO

2013

1 INTRODUÇAO

Partindo do pressuposto que o tema diversidade cultural é relevante no atual contexto da nossa sociedade que prima pelo respeito ás diferenças. Entende-se que o Brasil e um país conhecido e considerado heterogênico nas variadas etnias, históricas, lingüísticas devido ao seu contexto evolutivo causada por varias culturas de pessoas diferentes continentes. As relações sociais são marcadas pelas misturas raciais de gênero e de classe que estão manifestadas pela descriminação e por todo tipo de preconceito.

Sendo assim Compreende-se que diversidade e um fator determinante a ser respeitada diante das relações sociais, ao longo da história.

2 DESENVOLVIMENTO

As diversidades presentes na sociedade e no Brasil

O presente texto apresenta-se em três tópicos com base em estudos sobre o ensino das diversidades culturais encontradas e suas peculiaridades existentes na sociedade.

No primeiro tópico refere-se à diversidade histórica e suas transformações na sociedade. Adentrando no segundo tópico trata-se da diversidade lingüística, características de diversos dialetos de cada região e povos que la estão inserido.No terceiro tópico será abordado o tema diversidade cultural e suas diferenças de costumes, crenças, vestuários , religião e sua importância.

2.1Diversidades históricas

A diversidade histórica pode ser entendida como social cultural e das diferenças, ela construída no processo histórico cultural, na adaptação do homem e da mulher no meio social em que vivem. Acontece em meio às relações de poder e ao crescimento das desigualdades pobreza e a desigual distribuição de renda da população, os atuais avanços e desafios dos setores populares e dos movimentos sociais em relação ao acesso à educação, à moradia, ao trabalho, à saúde e aos bens culturais, bem como os impactos da relação entre igualdade, desigualdades e diversidade nas políticas públicas.

Fonte: fabionevesviolao.blogspot.com

Dessa forma,pode-se perceber que as desigualdades raciais e de classes estao presentes na sociedae em que vivemos. Diante disso,a escola é o ambiente onde se deve trabalhar as diferenças desenvolvendo nos alunos a sensibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com