TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho acadêmico - ABNT

Por:   •  7/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA CURSO

SEU NOME COMPLETO

TÍTULO DO SEU TCC

SANTO ANDRÉ/SP 2017


SEU NOME COMPLETO

TÍTULO DO SEU TCC

Trabalho de conclusão de curso apresentado a Faculdade Tal de Santo André, como requisito parcial para a obtenção da licenciatura em curso tal,  sob a orientação da Profª tal

SANTO ANDRÉ/SP 2017


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

  1. APRENDIZAGEM E AFETIVIDADE (TÍTULO DO CAP.)        4
  1. Aprendizagem (Subtítulo)        4
  2. Afetividade        4

2 - EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE (PROGRAMA MENOR APRENDIZ)5

2.1 Aprendizagem profissional        5

CONSIDERAÇÕES        6

REFERÊNCIAS        7

ANEXOS        8


INTRODUÇÃO

Esse trabalho refere-se a importância da afetividade do professor no processo de ensino e aprendizagem do aluno no programa menor aprendiz da Instituição CAMP Piero Pollone. Ao decidir pesquisar sobre o tema proposto, o autor dessa obra partiu da constatação que a indisciplina no ambiente acadêmico é uma constante, atos de violência, desrespeito, falta de motivação de ambos, entre outras situações, fazem parte do cotidiano escolar.

A Hamze (2015) define a aprendizagem como:

A aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais e que aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. Conforme nova ênfase educacional centrada na aprendizagem, o professor é co-autor do processo de aprendizagem dos educandos. Nesse enfoque centrado na aprendizagem, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente (HAMZE, 2015, p. 44)

A importância do afeto no processo evolutivo é um tema bastante relevante, haja visto que vários teóricos da psicologia e educação tais como Lev Vygotsky e Jean Piaget, porém foi Henri Wallon educador francês que aprofundou-se na questão, Wallon não colocou como fundamental a  inteligência para o desenvolvimento, entretanto ele relata que o desenvolvimento é formado por dimensões onde são divididas em: motora, afetiva e cognitiva, sendo essas dimensões de forma associada.


  1. APRENDIZAGEM E AFETIVIDADE (TÍTULO DO CAP.)

  1. Aprendizagem (Subtítulo)

De acordo com Piaget (1976) aprendizagem é uma mudança de comportamento que se consegue através de experiências construídas pelos fatores neurológicos, relacionais, emocionais e ambientais, para ele aprender é o resultado da interligação das estrutura mentais e o meio (meio ambiente).

  1. Afetividade

Conforme Dantas (1992), o estudo de Wallon sobre a primeira etapa do desenvolvimento (1º ano de vida do ser humano) "o que predomina é a relação com o meio, a afetividade com outros indivíduos, a parte da inteligência ainda não está explicita e o bebê entende por meio de observação, e ainda não é evidenciada a linguagem" (DANTAS, 1992, p. 35 a 44).


2 - EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE (PROGRAMA MENOR APRENDIZ)

2.1 Aprendizagem profissional

A aprendizagem profissional no Brasil foi instituída com o objetivo de desenvolver a industrialização a partir da respectiva profissionalização de adolescentes. Sua regulamentação ocorreu em 1942 (BRASIL. Decreto-Lei nº 5.45), nesse período o Sistema S cumpre um papel fundamental na oferta de cursos profissionalizantes em todo o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (177.7 Kb)   docx (72.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com