TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho conclusão curso

Por:   •  30/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

Instalações elétricas.

Neste ramo de atividade executo, juntamente com a equipe de colegas de trabalho, algumas instalações, como de iluminação, reparos elétricos, colocações de leitos de cabos para depois passar cabos, isto para instalações novas, como por exemplo, maquinas e equipamentos novos, ampliações da empresa.

Desenvolvimento de diagramas elétricos e execução de projetos elétricos,

Desenvolvimeto de diagramas elétricos, execução de projetos elétricos, e elaboração de sistemas para otimizar a produção.

Ao longo do curso fui adquirindo conhecimento, e percebendo que certos problemas da empresa poderiam ser resolvidos, de forma simples, mas eficiente.

Foi ai que foi elaborado um sistema automático de controle de matéria prima, com alarme de nível mínimo, antes deste sistema, se ocorresse algum problema, no sistema de abastecimento de matéria prima para transformação na maquina, o mesmo só seria percebido quando a maquina parasse de produzir, ou “quebrasse” como é propriamente dito na empresa.

O sistema funciona de seguinte forma, a maquina que transforma a matéria prima, tem um reservatório, em formato de funil, que é abastecido por uma rosca transportadora, inclusive foi elaborada pela nossa equipe, então temos um sensor capacitivo que quando acionado, para a rosca, e quando livre, aciona o comando para ligar a rosca transportadora, ao mesmo tempo é acionado um tempo , que se não for completado o nível máximo do reservatório, será acionado, pelo tempo, um sinaleiro sonoro, alertando o operador para verificar uma possível falha no fornecimento de matéria prima para transformação. O que acontecia anteriormente, o operador não iria saber se houvesse falha no sistema de fornecimento, só quando parasse de produzir.

Isto efetivamente foi bem aproveitado, pois esta sendo utilizado hoje em 22 extrusoras, otimizando ainda mais a planta industrial da empresa.

Segue em anexo imagens demonstrando diagrama elétrico, o sistema e a linha de produção explicando o funcionamento.

Manutenção geral de linha de produção.

A linha de produção é composta de varias maquinas trabalhando em conjunto, começamos pelo processo de mistura de matérias primas, que é realizado pela maquina denominada Misturador,  segue imagens no anexo, a empresa conta hoje com 5 destes, para seu funcionamento é necessário além da energia elétrica, ar comprimido e água gelada, que serão descritos adiante.

Após o misturador temos a estocagem de matéria prima, a mesma é feita em silos, a empresa conta com 11 silos de armazenamento, com capacidade aproximada de...ton cada. Para a matéria prima entrar e sair dos silos é utilizado roscas transportadoras, para funcionar todo o sistema de armazenagem e distribuição de matéria prima, temos... roscas, seguindo, entra na transformação da matéria prima, utiliza-se extrusoras, onde  passa a mátria prima submetida a alta temperatura e sai pelo molde no modelo do forro desejado, mas para produzir o forro necessita de outros equipamentos em série com a extrusora, como mesa de calibragem, puxador, serra e calha coletora, segue fotos no anexo, além da energia elétrica, para seu funcionamento precisa de água gelada, ar comprimido e vácuo, que por enquanto é gerado em cada extrusora com o auxilio de três bombas de vácuo, está sendo implantado uma unidade central de vácuo, onde será economizado energia e água, pois o compressor será controlado por inversores de frequência, conforme aumenta a demanda, a maquina ira aumentar sua capacidade, enquanto, no sistema atual temos  aproximadamente 66 bombas de vácuo com partida direta, no momento a empresa conta com 22 extrusoras, mas nem todo o forro de pvc que sai é bom, as vezes sai com ondulações, furos, diferença de tonalidades, estes forros são triturados, na maquina denominada triturador, segue imagens nos anexos, o que pode ser  reaproveitado é reutilizado, e o que não pode ser aproveitado é vendido como matéria prima para outras empresa. Logo em seguida às extrusoras, temos maquinas empacotadoras, por onde passa os pacotes de forro de pvc e sai com embalagem, segue no anexo imagens da empacotadora. Esta maquina necessita para seu funcionamento além da energia elétrica, ar comprimido, no momento contamos com 8 maquinas empacotadoras.  Como citado anteriormente, algumas maquinas necessitam de agua gelada e ar comprimido, temos 8 unidades de agua gelada, imagens no anexo, para abastecer toda a planta, e também 5 compressores a parafuso, imagens no anexo. Após todo o processo de mistura, armazenagem, transformação , embalagem, o produto, no caso o forro de pvc, é armazenado nos estoques separados por pedidos e regiões como mostram as imagens do anexo, onde é carregado, nos caminhões e despachado para entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com