TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho conclusão de curso

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.482 Palavras (10 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

 

Sociedade Espírita Maria Nunes

NÚCLEO ASSISTENCIAL ESPÍRITA PAZ E TRABALHO - NAEPT

Professor Orientador: Igor César

Componentes do Grupo:

Luciene Gonçalves

Maria Helena

Milene Joana de Oliveira

 

BETIM / MG

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1.1 CAMPO DE ESTÁGIO        3

1.2 EXPERIÊNCIA PRÁTICA        4

1.3 DONA PRETA        5

1.4 OBJETIVOS DO TRABALHO FINAL        6

2. DESENVOLVIMENTO        7

 2.1 SITUAÇÃO DE SAÚDE DE DONA PRETA        7

DEPRESSÃO        8

2.3 REFLEXÃO ACERCA DOS CUIDADOS PRESTADOS A DONA PRETA        13

3. CONCLUSÃO        14

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS……………………………………………………………………………………………………..15


  1. INTRODUÇÃO

 1.1 CAMPO DE ESTÁGIO

No dia 04/05/2016 realizamos o estágio no Asilo NAEPT, onde colocamos em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Obtivemos uma boa receptividade por parte dos funcionários e dos internos. Após o café iniciamos as atividades de rotina da Instituição, tais como a aferição da pressão arterial, medicação no horário pré estabelecido, banho e banho de sol.

A Instituição é composta por uma enfermeira, uma supervisora, que juntamente com o professor orientador Igor nos apresentaram as dependências da Instituição e os demais funcionários que ali se encontravam como cuidadores, cozinheiras, auxiliares de limpeza, funcionários de manutenção e uma técnica de enfermagem. A dependência é composta por um escritório, uma cozinha e quartos femininos e masculinos, estes ocupados por quatro internos cada. Exitem também áreas de lazer como artesanato, sala de TV e fisioterapia.

  1. 1.2 EXPERIÊNCIA PRÁTICA

Luciene

Gostei muito de ter feito o estágio na Instituição NAEPT, porque pude obter uma experiência muito gratificante. O contato que pude ter com os idosos me alegrou muito, pois são pessoas extremamente carinhosas e atenciosas. A Instituição é bem capacitada e objetiva nos trabalhos que faz, possui excelentes funcionários e uma ótima estrutura. Irei recordar com muito amor e carinho esse dia tão especial e marcante em minha vida.

Maria Helena

Meu estágio na Instituição NAEPT foi muito produtivo, pude aprender muito e evoluir cada vez mais minhas habilidades. Observei a necessidade da implantação de um psicólogo e de um psiquiatra na rotina dos idosos, visto que são pessoas extremamente carinhosas e carentes. Em particular foi uma grande experiência de vida para mim, vi que cada um com seu sorriso e dificuldade diferente possui muito amor para dar e receber. A Instituição em si possui um magnífico trabalho e profissionais qualificados. Os pacientes são inesquecíveis e motivadores, verdadeiros exemplos de superação.

Milene Joana

Para mim o estágio foi uma experiência nova e agradável visto que, pude colocar em prática tudo aquilo que aprendi na teoria. Conviver e aprender com os demais colegas e com os idosos foi muito gratificante e enriquecedor. Foi com eles que pude aprender a cada instante. Profissionalmente me senti segura e capacitada aos desafios que foram apresentados.

  1. 1.3 DONA PRETA

     Fizemos uma entrevista com a Dona Preta, 74 anos, nascida em 18/07/1940, filha de José Pereira e Rialina Pinto. Natural de Carmópolis de Minas, viúva, casada por 22 anos e sem filhos.

1.4 OBJETIVOS DO TRABALHO FINAL

O trabalho final tem como objetivo colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso de formação, podendo assim auxiliar idosos que apresentam limitações para realizar as atividades e tarefas da vida quotidiana, e promovendo atividades de entretenimento, visando melhor qualidade de vida.


  1. 2. DESENVOLVIMENTO

    2.1 SITUAÇÃO DE SAÚDE DE DONA PRETA

Dona Preta foi diagnosticada com dificuldade auditiva, insônia e depressão. Se queixava também de tontura, fraquezas frequentes e diminuição de apetite. Paciente com gastrite nervosa e emocional que ocasiona vômitos e náuseas.

Idosa de 75 anos de idade, do sexo feminino, viúva, profissão progressa de lavradora e atual aposentada. Estudou até a 3ª série do primário.

Natural de Carmópolis de Minas, de nacionalidade brasileira, morou até os 20 anos na região rural, onde casou-se e com o marido mudou-se para Betim/MG para trabalhar em um sítio. Não teve filhos, foi casada por 22 anos e após o falecimento do marido entrou em um quadro depressivo e com o avanço da idade foram aparecendo dificuldades auditiva, insônia, diminuição do apetite e gastrite nervosa. Faz uso dos medicamentos Omeprazol, Nortriptilina, Atenolol e Diazepan.

É uma pessoa lúcida, possuí uma casa própria que comprou com herança herdada de seu pai. Sente-se sozinha e desamparada e por isso resolveu ir para a Instituição, onde se sente bem, gosta das companhias, participa de atividades de artesanato, onde se distrai bordando e pintando tapetes. O que ela mais sente falta é do contato de familiares, que mesmo morando na mesma cidade da Instituição não a fazem uma visita.

Sua situação de saúde atual consiste em uma pressão arterial de 120 x 70mmHg e glicose 80 mg/dl. Além das doenças relatadas anteriormente sua única queixa é a de não querer receber cuidados de um cuidador do sexo masculino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (210.9 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com