TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso

Por:   •  28/4/2023  •  Dissertação  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 8

        [pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

UNIDADE DIVINÓPOLIS

AS FERRAMENTAS MATEMÁTICAS UTILIZADAS NA DOCÊNCIA COMO UMA FORMA DE CONTRIBUIÇÃO PARA O FUTURO PROFISSIONAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

ISABELA CRISTINA FONSECA

DIVINÓPOLIS/MG

Julho de 2021


Universidade do Estado de Minas Gerais

Unidade Divinópolis

Licenciatura em Matemática

Trabalho de Conclusão de Curso I

7° Período

ISABELA CRISTINA FONSECA

AS FERRAMENTAS MATEMÁTICAS UTILIZADAS NA DOCÊNCIA COMO UMA FORMA DE CONTRIBUIÇÃO PARA O FUTURO PROFISSIONAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito necessário para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, no 7º período do curso de Licenciatura em Matemática da UEMG/Divinópolis.

Orientador: Me. Leandro Teles Antunes dos Santos

Divinópolis/MG

Julho de 2021

SUMÁRIO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO        3

2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        4

3. OBJETIVOS        4

3.1 Objetivo Geral        4

3.2 Objetivos Específicos        5

4. JUSTIFICATIVA        5

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

6. DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA        8

REFERÊNCIAS                                                                                                 10


1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Área: Currículo e Formação profissional

Linha de Pesquisa: Educação Matemática

Tema: A importância das ferramentas matemáticas para a docência

Delimitação do Tema: o papel das ferramentas matemáticas utilizadas na docência e sua contribuição para a escolha da carreira profissional de alunos que estão no ensino médio.  

2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O senso comum, [a]difundido principalmente entre alunos do ensino médio, afirma que a Matemática não é considerada importante para o futuro profissional. Isso pode acontecer por uma série de fatores, sobretudo aqueles de cunho social e financeiro. Além disso, a falta de incentivo por parte da escola e da família, atrelada à ausência de informações sobre a aplicação da matemática nas profissões torna a questão ainda mais delicada.

Desse modo, surge um grave problema, pois os alunos não valorizam o ensino e o estudo da Matemática durante a vida escolar, o que os tornam despreparados para o mercado de trabalho. Diante disso, é válido questionar: como as ferramentas matemáticas utilizadas na docência podem contribuir para a escolha da carreira profissional de alunos que estão no ensino médio?  

3. OBJETIVOS

        3.1 Objetivo Geral

Desmistificar o entendimento de que a Matemática é algo distante da realidade estudantil.

        3.2 Objetivos Específicos

  1. Conceituar o termo “ferramentas matemáticas” e apontar sua funcionalidade no ensino médio;
  2. Colher depoimentos de profissionais atuantes em diversas áreas, a fim de que os alunos do ensino médio possam vislumbrar exemplos reais nos quais há a aplicação da ciência numérica;
  3. Demonstrar para os estudantes a noção de que o trabalho com números está presente no cotidiano e é de grande relevância para o mercado de trabalho;

4. JUSTIFICATIVA

Atualmente, a Matemática nas escolas é a matéria que apresenta o maior índice de reprovação entre os alunos, o que tem como consequência a criação de preconceitos e estigmatização. Tal situação acontece em virtude de questões que permeiam a adolescência, as incertezas sobre o futuro, a falta de estímulo da escola e da família, além do próprio desinteresse do aluno.

O fato é que uma parte considerável dos estudantes não têm consciência da real importância do estudo e da aplicação dos números e regras matemáticas e não compreendem como este conhecimento lhes será útil na vida profissional.

Visando esses aspectos, o presente trabalho será desenvolvido com o objetivo de trazer luz ao assunto. Isso porque, é necessário e urgente que a ciência Matemática tenha reconhecido o seu valor e aplicabilidade nas mais diversas esferas da vida humana. Trata-se de uma ciência que tangencia a realidade profissional de forma direta e indireta, desde o cálculo da pena, no contexto do Direito, passando pela dosagem medicamentosa que será aplicada ao paciente na área da saúde e desaguando ainda na medição da área a qual se pretende construir determinada edificação, no caso da Engenharia Civil.  

As aplicações e contextualizações matemáticas, em razão da errônea atribuição de um status de algo inalcançável somente traz efeitos negativos, tanto para os estudantes no momento de escolha de suas carreiras profissionais, quanto para os indivíduos atuantes no mercado de trabalho.

Todos os sinais, axiomas e teoremas ensinados no ensino médio, elementos chamados de matemática abstrata, não são suficientes para cativar os estudantes, é preciso que os docentes utilizem sem moderação as ferramentas matemáticas a fim de tornar o conteúdo mais próximo da realidade, diminuindo as distâncias e aumentando o interesse, pois quando se tem uma clara noção do assunto, é certo que o discente reconhecerá com mais facilidade a inegável necessidade de aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com