TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de desenvolvimento econômico

Seminário: Trabalho de desenvolvimento econômico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  Seminário  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de desenvolvimento econômico

Aula tema 03: Elabore uma pesquisa sobre as condições institucionais da China, facilidade de abrir empresas, burocracia, relações de trabalho, corrupção, entre outros fatores que possam afetar positiva ou negativamente os negócios de uma empresa que venha a investir na China.

A China é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes. É uma república socialista governada pelo Partido Comunista da China.

A China, apesar dos avanços no campo econômico, ainda está começando a instituir os direitos trabalhistas, onde há muita contratação informal, gerando assim rendas médias inferiores. Existe um Livro Branco sobre a Corrupção na china que mostra que entre 2005 e 2009 foram investigados mais de 69.200 casos de subornos comerciais, envolvendo 16.590 milhões de Yuan (1.890 milhões de euros). No entanto, o problema da corrupção persiste, com alguns casos envolvendo largas somas de dinheiro, expondo assim que situação ainda é muito grave.

Diferente de outros países que possuem economia taxada. A evolução chinesa acontece com melhorias nas condições institucionais, também matérias e sociais da população. O censo do Banco Mundial esclarece que, entre o inicio das reformas e atualmente milhões teriam saído da pobreza, a renda média da população subiu, da mesma forma que a economia chinesa, torna-se grande manufatura do mundo em vários setores, assim como cresce sua participação na produção e exportação de produtos melhores tecnologicamente.

A China hoje tem uma economia integrada com o mundo e através da pesquisa no site http://portugues.doingbusiness.org mostra que ela é classificada com 79ª economia em facilidade em fazer negócios. Os índices que o site coloca referente 2010 são abertura de empresas: 151; fechamento: 68; obtenção de crédito: 65; alvarás de construção: 181. A economia tem crescido nos últimos 28 anos a uma taxa média de 9,7%. A indústria automóvel chinesa cresce a um ritmo de 20% por ano. Nas matérias-primas a China consome metade do cimento mundial, 30% do aço, 30% do carvão, 25% do alumínio e 100% da platina. É reconhecido como um Estado com armas nucleares, além de possuir o maior exército do mundo em número de tropas e o segundo maior orçamento de defesa. Em relação à competitividade do Fórum Econômico Mundial A China ocupa agora a 27ª posição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com