TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de seguranca no trabalho

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.123 Palavras (25 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 25

                                Titulo do trabalho

Cultura prevencionista, Gestão de Crises e Segurança do Trabalho

                                 na Fabrica de Calcados.

Introdução.

Na medida em que todas as ciências, principalmente a filosofia, buscam de maneira particular, o bem-estar do ser humano, assertiva acima é verdadeira.

Assim é que, esta preocupação das ciências com o homem, dá origem à outra ciência que objetiva a produção de máquinas e ambientes de trabalho que sejam mais condizentes com a natureza do organismo humano, que é a Segurança do trabalho, que vem concentrando sua força em estudos de comportamentos ou providências no sentido de corrigir atos inseguros ou condições inseguras com o objetivo de evitar acidentes, podemos então defini-la como: “A ciência que objetiva a prevenção dos acidentes do trabalho através das análises dos riscos de local e dos riscos de operação”. (Ibid, p.46)

Através da análise dos riscos de ambiente e das atividades preventivas e curativas, a Higiene do trabalho e a Medicina do trabalho coma finalidade de controlar os acidentes de trabalho aliam-se à Segurança do Trabalho. Em qualquer que seja o campo, será o homem e meta a ser alcançado, em benefício dele próprio e da sociedade.

O objetivo desse estudo é justamente mostrar que o homem de segurança, seja qual for sua função no contrato profissional com trabalhadores tem necessidade de conhecer uma série de informações sobre aspectos técnicos, que representam os conhecimentos necessários no que tange à segurança em seu campo de trabalho.

Estas informações, por sua vez, concorrem para uma formação baseada em suas especialidades, mas de modo amplo não explicam o êxito que podem ter supervisores em suas áreas. É necessário que o profissional que atua nessa área traga conhecimento técnico para que saiba orientar e passar mensagens, pois as mensagens que produz são determinadas pelas mensagens que tenha recebido isso porque a comunicação tem lugar de destaque na vida da organização.

Dentro desse projeto, feito na Thuo-pé ltda. - EPP localizada na cidade de Jaru RO se encontram informações gerais sobre condições de Segurança do Trabalho.

                ‘        

Desenvolvimento.

Riscos e Métodos Prevencionista para o trabalhador em seuAmbiente de trabalho.

Trata-se de riscos relacionados com o trabalho repetitivo, com as posturas incorretas e com a movimentação manual de cargas. As lesões musculoesqueléticas que têm surgido com mais frequência são as tendinites e as epicondilites, sobretudo na secção de costura. As lombalgias de esforço evidenciam-se principalmente nos trabalhadores afetos aos armazéns. De forma a minimizar estes riscos:

Os trabalhadores devem manter uma postura adequada de modo a evitar posições de trabalho que comprometam a estrutura óssea e muscular (torção do tronco, movimentos repetitivos);

Devem ser evitadas posturas extremas, assimétricas e com rotação e posturas estáticas ou com elevada repetição;

A elevação e transporte de cargas, sempre que possível, devem ser realizados mecanicamente (evitando a movimentação manual de cargas), utilizando, por exemplo, tapetes rolantes, carros de transporte e plataformas elevatórias de altura ajustável;

Quando for inevitável a realização de força muscular, esta deve ser de baixa intensidade e de curta duração.

São riscos relacionados com a forma como o trabalho é concebido, organizado e gerido e que, em interação com os contextos sociais, ambientais e com as competências e necessidades dos trabalhadores, podem causar danos psicológicos, físicos ou sociais. Identificam-se, entre outros, o estresse ocupacional, o assédio (moral e sexual) e a violência no trabalho. A prevenção dos riscos psicossociais no âmbito laboral obriga a um envolvimento ativo e dinâmico por parte da entidade empregadora e por parte dos trabalhadores e dos seus representantes.

O empregador deve impulsionar as avaliações de riscos psicossociais, especialmente a exposição combinada a riscos ergonômico-psicossociais, mais adequadas a cada contexto, contando com a participação dos trabalhadores e dos seus representantes.

As medidas preventivas ou organizativas devem ser dirigidas à origem do problema (fatores de risco) e centradas na situação de trabalho e devem visar o aumento dos recursos dos trabalhadores, capacitando-os para as exigências das tarefas. Passam, entre outras, por:

Alterações aos horários e regimes de trabalho;

Reorganização dos conteúdos funcionais;

Alteração ergonômica dos postos de trabalho;

Formação e informação;

Participação e consulta dos trabalhadores e dos seus representantes.

A Segurança no Trabalho, com raras exceções, é conduzida nas empresas por engenheiros e técnicos de Segurança, porém a formação técnica e acadêmica desse “staff” se apresentam, muitas vezes, com deficiência de informação e formação em Ciências Sociais. Dessa forma, um princípio fundamental do comportamento humano passa despercebido: todo comportamento inadequado “esconde” uma série de comportamentos adequados, logo a tônica comum é punir o erro (ato inseguro) e ignorar o acerto (ato seguro). Subjaz a essa práxis os valores culturais de nossa sociedade: de ser eminentemente punitiva e pouco pedagógica. Apesar dos avanços e progressos tais como, o desenvolvimento de novos equipamentos de proteção individual, equipamentos de proteção coletiva, aprimoramento das normas e procedimentos operacionais, principalmente com o advento da ISO 9000, acidentes continuam acontecendo, não que esses avanços citados não sejam necessários, porém devemos aprofundar junto aos trabalhadores os motivos para tal ocorrência de acidentes e, principalmente, identificar causas e não encontrar culpados.

Um Programa de Segurança eficiente pode parecer difícil e oneroso para a empresa, mas as análises de causas e consequências, bem como os prejuízos causados à própria Empresa à Sociedade e à Nação indica que “é mais caro ter acidentes do que prevenilos”.

Portanto, a redução dos Acidentes do Trabalho, comprovadamente leva aos benefícios sociais e benefícios para a Empresa.

A prevenção do controle dos acidentes do trabalho é então necessária para que o País atinja seu pleno desenvolvimento socioeconômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)   pdf (148 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com