TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em equipe e ética no trabalho

Artigo: Trabalho em equipe e ética no trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  Artigo  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho em equipe e ética no trabalho Leonardo Melo Santos http://about.me/leonardomelosantos

AgendaÉtica no trabalho - Definições - Ética e Conduta - Código de ética do CIEE-PE - VídeoTrabalho em equipe - Definições - Fatores - Elementos e características - Vídeo

Ética no trabalho

O que é ética?"É um conjunto de princípios e disposiçõesvoltados para a ação, historicamenteproduzida, cujo objetivo é balizar as açõeshumanas.""E ética ilumina a consciência humana,sustenta e dirige as ações do homem,norteando a conduta individual e social."

No contexto empresarial..."A ética deve ser entendida como um valor daorganização, que assegura sua sobrevivência, suareputação e, consequentemente, seus bons resultados.""A ética deve sempre estar presente em suas atitudes.Não importa se você trabalha em uma multinacional ouem uma microempresa, todas as suas ações são vigiadas e,optando pelo bem ou pelo mal, um dia você terá queprestar contas de tudo."

Aplicação da éticaFernando Savater considera a aplicação daética nas organizações importantíssimapara a sobrevivência das mesmas, inclusivede pequenas e grandes empresas,possibilitando uma imagem positiva quepermite um crescimento da relação entrefuncionários e clientes.

Vantagens da ética aplicada aoambiente de trabalho- Maior nível de produção na empresa;- Favorecimento para a criação de umambiente de trabalho harmonioso,respeitoso e agradável;- Aumento no índice de confiança entre osfuncionários.

Exemplos de atitudes éticas numambiente de trabalho- Educação e respeito entre os funcionários;- Cooperação e atitudes que visam à ajuda aos colegas de trabalho;- Divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenhodas atividades realizadas na empresa;- Respeito à hierarquia dentro da empresa;- Busca de crescimento profissional sem prejudicar outros colegas detrabalho;- Ações e comportamentos que visam criar um clima agradável epositivo dentro da empresa como, por exemplo, manter o bom humor;- Realização, em ambiente de trabalho, apenas de tarefasrelacionadas ao trabalho;- Respeito às regras e normas da empresa.

Trabalho em equipe

O que é uma equipe? "Grupo de pessoas com habilidadescomplementares e que trabalham de forma compartilhada, compreendem seus objetivos, estão engajadas em alcançá-los e se consideram coletivamente responsáveis." [Wikipedia]

O que é uma equipe?"É quando um grupo ou uma sociedaderesolve criar um esforço coletivo pararesolver um problema. Também pode serdescrito como um conjunto ou grupo depessoas que dedicam-se a realizar umatarefa ou determinado trabalho." [1][1] Administração de Recursos Humanos - http://www.ebah.com.br/content/ABAAABW-cAK/administracao-recursos-humanos

Trabalhar em Equipe versus Trabalhar em GrupoMuitas pessoas estão trabalhando em grupo e não emequipe, como se estivessem em uma linha deprodução, onde o trabalho é individual e cada um sepreocupa em realizar apenas sua tarefa.No trabalho em equipe, cada membro sabe o que osoutros estão fazendo e reconhecem sua importânciapara o sucesso da tarefa. Os objetivos são comuns eas metas coletivas. No trabalho em equipe há trocade conhecimentos e agilidade no cumprimento demetas.

Elementos da dinâmica de uma equipe, queinterage e busca os objetivos● Participação: deve haver uma participação equilibrada, não havendo dominante, nem ausente; dever haver equilíbrio;● Vender idéias: a responsabilidade de cada membro da equipe é preparar suas idéias antecipadamente e apresentá-la à equipe de forma lógica e equilibrada, possibilitando efetiva contribuição;● Renúncia: este é o elemento mais importante no relacionamento de equipe. Quando os membros conseguem renunciar uma posição pessoal em prol do grupo, todos saem ganhando;● Avaliação: saber avaliar os resultados alcançados pela equipe ao final de um período (de um trabalho, de um projeto ou de um fechamento de mês), buscando eliminar os pontos falhos e buscar as alternativas que melhores resultados apresentaram;● Relacionamento: todos são responsáveis pelo relacionamento quando são membros de uma equipe. Se houver um conflito pessoal, deve ser resolvido pelas partes o mais rápido possível, pois um conflito no grupo prejudica ao todo e, muitas vezes, impede a realização proveitosa das tarefas;● Realização das tarefas: é de extrema importância que todos estejam conscientes da sua responsabilidade em relação à realização das tarefas que cabem ao grupo. Em um relacionamento interdependente, a falha de um membro pode atrasar toda a equipe.

10 principais erros no Trabalhoem Equipe1) Fazer fofoca de colegas ausentes: Se você tem algo a dizer para seu colega diga diretamente a ele. Destaforma, evita que o comentário seja mal interpretado e retransmitido por outros funcionários de forma distorcida,gerando conflitos.2) Rejeitar o trabalho em equipe: No ambiente corporativo, uns dependem dos outros. Se o funcionário nãoestiver disposto a colaborar com os colegas, certamente será um elo quebrado. Ser resistente ao trabalho em equipeé um revés grave.3) Ser antipático: A empatia é muito útil no ambiente de trabalho. Falar bom dia, obrigado e cumprimentar osoutros são atitudes que demonstram educação e respeito.4) Deixar conflitos pendentes: Conflitos acumulados podem se agravar. Qualquer tipo de problema referenteao trabalho, dúvidas, responsabilidades que não foram bem entendidas, alguém que ficou magoado com outro poralgum motivo, enfim, qualquer tipo de desconforto deve ser esclarecido para evitar a discórdia.5) Ficar de cara fechada: Ter um companheiro de equipe mal-humorado causa desconforto do início ao fim doexpediente. Esta postura gera desgastes, deixa a equipe desmotivada e ainda atrapalha a produtividade. Pessoasmal-humoradas geralmente não toleram brincadeiras. Com isso, automaticamente são excluídas do grupo, o que nãoé saudável. Por essa razão, manter o bom humor no trabalho é fundamental para cultivar bons relacionamentos.

10 principais erros no Trabalhoem Equipe6) Deixar de cultivar relacionamentos: A partir do seu relacionamento interpessoal no trabalho é queconseguirá construir um networking que servirá, no futuro, para encaminhá-lo às melhores oportunidades. Éimportante mostrar dinamismo, ser cooperativo no trabalho e nunca fechar as portas pelos lugares onde passar.7) Não ouvir os colegas: É importante escutar a todos, mesmo aqueles que têm menos experiência. Questionarcom um ar de superioridade as opiniões colocadas numa reunião não só intimida quem está expondo a ideia, comopassa uma imagem de que você é hostil.8) Não respeitar a diversidade: Não é aceitável em uma sociedade alguém não querer contato com outroindivíduo por ele ser diferente. Além disso, o respeito e o tratamento justo são valores que deveriam estar no DNAde todos. Sem eles, o colaborador atrapalha o relacionamento do grupo, invade limites dos colegas e a natureza dooutro.9) Apontar o erro do outro: A perfeição não é virtude de ninguém. Antes de apontar o erro do outro, deve-seanalisar a sua própria conduta dentro da organização. É melhor ajudar a solucionar um problema do que criar outromaior em cima de algo que já deu errado. Lembre-se: errar é humano e o no futuro, o erro apontado pode ser o seu.10) Ficar nervoso com a equipe: Atritos são inevitáveis no ambiente de trabalho, mas a empatia deve sercolocada em prática nos momentos de tensão para evitar que o problema se torne ainda pior. Cada um tem um tipode aprendizagem e um ritmo de trabalho, o que não quer dizer que a qualidade da atividade seja melhor ou pior quea sua. Equilíbrio emocional e uma conduta educada são importantes tanto para a empresa como para o profissional.

Características de uma [boa] equipe● Capacidade de aprendizado● Habilidades sociais e técnicas● Diversidade● União● Auto-crítica● Respeito

E o quê mais foraesses conceitos?

Comunicação clara e honesta

Participação

Saber ouvir

Sintonia

União

Confiança

Obrigado!Bom final de semana!

...

Baixar como  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »