TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho familiar e social

Projeto de pesquisa: Trabalho familiar e social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos a família como objeto de intervenção do assistente social, colocaremos as mais diversas áreas de atuação e seu público alvo que na maioria das vezes são os indivíduos que compõem famílias de baixa renda e muitas vezes a estrutura familiar desorganizada, ou com os direitos sociais violados. Sendo assim é fundamental a intervenção do assistente social na articulação com a rede, na garantia dos direitos sociais destes indivíduos.

A Família e o Serviço Social

Podemos dizer que a família é campo de proteção social.

Segundo MIOTO a idéia da proposta da família reside na afirmação da tradição em que existem duas formas naturais para satisfazer as necessidades dos indivíduos: a família e o mercado. E é somente quando um desses falha é que pode haver interferência pública, mas de uma maneira transitória.

O fracasso de uma família pode-se dizer que é a incapacidade de gerir e desenvolverem estratégias de sobrevivência e assim, se tornam incapazes de aprenderem a cumprir algumas obrigações familiares (MARTIN, 1995; MIOTO, 2004). A organização e articulação de redes é fundamental para atenuar as necessidades das famílias e poder assim garantir uma melhor estrutura de proteção. Mas para que isso seja possível, necessitamos de uma organização que seja bem estruturada para assim facilitar o acesso das famílias e seus usuários aos direitos sociais.

O objetivo principal do assistente social é garantir direitos sociais as famílias, o bem estar coletivo e a integração do individuo na sociedade. Em sua atuação o assistente social busca estar sempre orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável, em todos os sentidos. Em uma comunidade ele atua incentivando a tomada de consciência dos integrantes.

No setor público o assistente social desenvolve campanhas de saúde, educação, recreação. Em grandes empresas seu papel pode ser o de prestar assessoria na área de recursos humanos. Agora em abrigos a menores e em penitenciaria, eles desenvolvem um trabalho de reintegração social, pois a idéia é reduzir o sentimento de exclusão social sendo necessário para que possam ter conhecimento, compreensão, comportamento e atitudes sociais cujas quais perdurem além da prisão, permitindo ao apenado o acesso ao emprego e, sobretudo, que proporcionem mudança de valores, pautados em princípios éticos e morais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A família sempre será o objeto de maior importância para intervenção junto ao profissional de Serviço Social. Por isso o assistente social busca sempre uma grande articulação junto às redes sociais, na busca da garantia dos direitos sociais dos indivíduos que fazem parte da família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com